Uso do e-CIGA no CIMVI irá gerar economia e maior eficiência nos processos jurídicos

CIMVI recebe R$ 7 milhões para construção da CVR-2
29 de outubro de 2021
Jovens Repórteres do Meio Ambiente visitam o Parque Girassol
8 de novembro de 2021

Na última quinta-feira, dia 04 de novembro, a assessora jurídica do CIMVI, Patricia Barbaresco, acompanhou o treinamento promovido Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA), que teve como foco a implantação do sistema de processos e documentos eletrônicos.

A previsão para implantação do sistema no CIMVI está programada para ocorrer nos próximos 15 dias, quando entra oficialmente em operação.

Se trata de uma ferramenta 100% online, garante o gerenciamento de documentos e processos tramitados perante o CIMVI, sendo que seu armazenamento, autuação, envio, assinaturas e arquivamento são realizados integralmente através do sistema disponibilizado pelo CIGA, ao CIMVI, de forma gratuita.

“O e-CIGA é um meio muito inovador e intuitivo. Ele foi disponibilizado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal ao CIGA e, agora, já é realidade em muitos municípios e consórcios públicos. Além disso, o e-CIGA também é a ferramenta que gerencia o Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (DOM/SC)”, esclarece Patricia.

Até R$ 5 mil de economia por ano

O e-CIGA é, também, uma opção sustentável, já que visa a extinção do papel físico em processos administrativos funcionais, licitatórios, contratos administrativos, de usuários, rateio, resoluções, estatutos, entre outros.

“Até o momento, não havíamos encontrado um sistema tão intuitivo e com baixo custo, que vem de encontro ao princípio da eficiência, a que tanto prezamos aqui no CIMVI, já que trará mais agilidade ao nosso trabalho, com mais qualidade e com custo baixíssimo. Temos muitos documentos que envolvem a assinatura concomitante de vários prefeitos e autoridades e, agora, esse processo de assinatura será feito de forma facilitada via e-CIGA, evitando deslocamentos a municípios, perda de tempo, etc. Somente com material de experiente, estimamos economizar aproximadamente R$ 5 mil por ano, sem contar custos indiretos” afirma Patricia.

Em nome do CIMVI, ela deixa registrado um agradecimento especial aos agentes do CISAMVI, consórcio público que utiliza o sistema eletrônico desde o início de seu gerenciamento pelo CIGA, responsável por apresentar a ferramenta ao CIMVI, bem explicar suas funcionalidades.

“Também agradecemos ao CIGA, que disponibilizou o sistema de forma gratuita ao CIMVI neste momento inicial e todo o treinamento técnico para possibilitar sua utilização”, complementa a assessora.

Precisando de uma ajuda?