Vale Europeu vai ganhar um novo roteiro de Cicloturismo

CIMVI NA IMPRENSA: coleta seletiva é destaque em programa na web
10 de fevereiro de 2022
GIEAs realizam primeira reunião itinerante em 2022
15 de março de 2022

Circuito do Parque da Serra do Itajaí percorrerá nove cidades da região

Imagem: divulgação

O Vale Europeu Catarinense terá um novo roteiro de cicloturismo. O projeto do Circuito do Parque Nacional da Serra do Itajaí foi apresentado em reunião do Conselho Intermunicipal de Turismo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).

O circuito percorrerá 267 quilômetros, em seis trechos, pelas cidades que margeiam o parque nacional. Ao todo, serão mais de 5 mil metros de escalada e de descida em todo o trajeto. Integrarão o roteiro os municípios de Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.

“A criação deste novo circuito vai promover o desenvolvimento econômico para os nossos empreendedores locais, e representa até mesmo uma oportunidade para os proprietários de terras que pertencem ao Parque Nacional e que ainda não foram indenizados. O turismo é uma forma de valorizar a região, especialmente por meio do ecoturismo, que promove desenvolvimento regional sustentável”, comenta Arlete Regilene Scoz, gestora do setor de Cultura e Turismo do CIMVI.

A implantação do circuito está em fase final de desenvolvimento, com a elaboração do material gráfico para divulgação e instalação das 116 placas de sinalização ao longo de todo o trajeto. O roteiro foi elaborado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A instalação e manutenção do circuito será custeada por meio de rateio entre os municípios que integram o roteiro.

A previsão é de que o novo atrativo esteja operando até o final de 2022.

O Circuito de cicloturismo

Pensado para ser um circuito de alta complexidade, o roteiro de Cicloturismo do Parque Nacional da Serra do Itajaí terá uma extensão total de 267,1 quilômetros. Serão 5.114 metros de escalada e 5.111 metros de descida. O circuito será autoguiado e dividido em seis etapas. Caberá ao ciclista escolher a melhor forma de executar o trajeto, por onde começar e por onde terminar. Os trechos do circuito e suas respectivas extensões serão:

• Blumenau-Indaial-Ascurra-Apiúna (59,6 km)
  • Apiúna-Presidente Nereu (46,5 km)
  • Presidente Nereu-Vidal Ramos (34 km)
  • Vidal Ramos-Botuverá (60 km)
  • Botuverá-Guabiruba (32,1 km)
  • Guabiruba-Gaspar-Blumenau (35,5 km)

Lista detalhada dos trechos do roteiro

O Parque da Serra do Itajaí

O Parque Nacional da Serra do Itajaí (PNSI) é uma unidade de conservação federal de proteção integral, criada por decreto em 2004 e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O PNSI localiza-se na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, com uma área de 56,9 mil hectares.

Ao todo, nove municípios integram o parque: Apiúna, Blumenau, Botuverá, Brusque, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.

O CIMVI

O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) é uma autarquia pública multifinalitária onde 15 municípios são consorciados atualmente. Os principais serviços prestados às cidades são a gestão do turismo da região do Vale Europeu, a implementação do programa de Licenciamento Ambiental otimizado entre os municípios, o serviço de Educação Ambiental e a Valorização de Resíduos Sólidos, através do projeto Parque Girassol e o programa ‘Vale Muito Cuidar’.

Confira imagens de alguns pontos do circuito

Assessor de comunicação: Victor Vinícius de Santana Palmeira

Contato: [email protected]