Vale Muito Cuidar: lançada oficialmente a Campanha de Coleta Seletiva e Valorização de Resíduos Sólidos do CIMVI

CIMVI Ambiental promove evento para disseminação de boas práticas na educação ambiental
31 de maio de 2019
Evento marca primeira fase do projeto de educação ambiental nas cidades do CIMVI
7 de junho de 2019

Em cerimônia na sede do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí na noite dessa terça-feira (04/06) foi lançada, de forma oficial, a Campanha Regional de Coleta Seletiva e Valorização de Resíduos Sólidos do Consórcio: ‘Vale Muito Cuidar’. A apresentação do nome da campanha e de como será aplicada nas cidades consorciadas foi realizada pelo diretor geral do CIMVI, Fernando TomaselLi, e pelo assessor pedagógico do Parque Girassol, Cristiano Moreira.

No início da noite, antes da apresentação oficial da Campanha, os representantes das cidades consorciadas presentes (entre eles, alguns prefeitos e secretários municipais), ouviram uma fala do Promotor Regional Dr. Leonardo Todeschini, onde falou sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas implicações, além de parabenizar o CIMVI pela iniciativa do projeto Parque Girassol. “É muito fácil você fazer um projeto utilizando algum case de sucesso. Vocês aqui no CIMVI foram pioneiros na realização do licenciamento ambiental através de consorcio e deu muito certo. Agora, retomam esse pioneirismo com o projeto de valorização de resíduos sólidos” – destacou o Promotor.

O gestor Fernando Tomaselli aproveitou e fez uma introdução a apresentação da Campanha, colocando novamente aos gestores todo o projeto do Parque Girassol das ações já executadas e em fase de projeto. Com a instalação de equipamentos e processos de alta tecnologia no reaproveitamento dos resíduos estimasse que, ao final da implantação do projeto, menos de 20% do material irá para a destinação final (aterro sanitário). “Nós como poder público tomamos um direcionamento e fizemos investimento para poder dar um destino correto para esses resíduos. Agora, podemos convocar a população para ela fazer a sua parte” – explicou Fernando.

Cristiano Moreira iniciou a apresentação da campanha colocando o resultado de uma pesquisa, realizada pelo setor ambiental do CIMVI, onde mostra que todas as cidades consorciadas elencaram como prioridade na educação ambiental o tema de Coleta Seletiva e Valorização de Resíduos. Várias ações concretas estão no entorno da campanha Vale Muito Cuidar: o projeto Parque Girassol, os Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), Ecopontos, o sistema de Transbordo, a Central de Valorização de Resíduos e Reciclagem, Plano de Educação Municipal e o Programa Permanente de Educação Ambiental realizado dentro do Parque Girassol.

A campanha terá a fase de implantação realizada nos próximos 90 dias envolvendo representantes do setor público, privado e demais entidades da comunidade (Associações de Moradores, Rotary, Comunidades da Igreja) com treinamentos e palestras no Parque Girassol, estando estruturada e se tornando permanente nas cidades após esse período. A logomarca da campanha junta a identidade visual do Parque Girassol com a do projeto Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu (Projeto de conscientização turística nas escolas), desenvolvido pelo setor de Turismo do CIMVI. A logomarca ‘Vale Muito Cuidar’ estará presente em todos os materiais, folders, caminhões da coleta e demais equipamentos, além das embalagens dos resíduos da coleta seletiva.

O objetivo principal é fazer com que a comunidade entenda sua parte coleta seletiva: separar(orgânicos, reciclados e rejeitos), acondicionar(nas embalagens específicas) e dispor corretamente(no dia/horário da coleta) os resíduos para a coleta, a tornando eficaz, além de estimular o consumo consciente. “Esse é o grande ponto dessa campanha: que todos entendam que aquilo que é produzido por nós dentro de casa deve ser separado por tipo e dispondo corretamente para a coleta, além de respeitar o dia que o serviço é realizado em sua cidade ” – explicou Cristiano.

Duas grandes ações que fazem parte dessa campanha acontecem já nessa quarta-feira (05/06), com a inauguração dos Ecopontos de Massaranduba e Rodeio (Além da unidade de Timbó que já foi inaugurado). Juntamente com o evento será realizada a primeira distribuição de folders da campanha ‘Vale Muito Cuidar’, onde explica o que pode ser destinado para os Ecopontos.