Ilhota

IDH

0.738

População

12.149

Data de Fundação

21 de Junho

Atividades Econômicas

Confecção, Comércio de roupas íntimas e moda praia

Cidades Limítrofes

Gaspar, Itajaí, Luiz Alves, Navegantes

Nossas mídias

ERICO DE OLIVEIRA

Prefeito (2021 - 2024)

JOEL JOSÉ SOARES

Vice Prefeito (2021 - 2024)

Ilhota

 

O Município de Ilhota foi colonizado por imigrantes belgas, através de um empreendimento comercial liderado por Charles Maximiliano Luiz Van Lede, pesquisador e engenheiro que veio àquelas terras movido pelo desejo de encontrar riquezas minerais. A colônia belga foi aprovada pela Câmara de Deputados em julho de 1845. A emancipação do município, desmembrado de Itajaí, deu-se em 21 de junho de 1958. 

O município de Ilhota faz parte da região do Baixo Vale do Itajaí. Situa-se numa posição estratégica devido a proximidade com o Porto de Itajaí, Aeroporto de Navegantes e entre grandes centros industriais e turísticos como Blumenau e Balneário Camboriú.

Apresenta extensas áreas de várzeas e planícies sedimentares, entremeadas de morros, altitudes de seis a 819 metros acima do nível do mar. O município tem um dos picos mais altos da região, denominado Morro do Baú, com 819 metros.

Ótimos produtos da moda íntima, praia e fitness são encontrados nas inúmeras lojas localizadas principalmente ao longo da rodovia Jorge Lacerda. O grande número de confecções, conferiu à Ilhota o título de “Capital Catarinense da Moda Íntima e Moda Praia”. Há também lojas com artesanatos em vime e móveis rústicos elaborados a partir de madeiras de demolição.

Governantes atuais

Acompanhe a rota das coletas

Acompanhe o cronograma aqui

SERVIÇOS CONTRATADOS

Gestão Ambiental

Gestão em Resíduos Sólidos Urbanos

Precisando de uma ajuda?
1