IMG_9319-1200x480

Serviços do CIMVI são destaque em evento da FECAM

Resíduos, Licenciamento e Turismo participaram de painéis em congresso estadual, em Florianópolis

Os serviços de Gestão de Resíduos Sólidos, Licenciamento Ambiental e Turismo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) estiveram em destaque no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC). O evento foi realizado pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), em Florianópolis. Nesta quarta-feira, dia 10, o CIMVI esteve representado em três atividades do COMAC.

Licenciamento Ambiental

Pela manhã, a gestora Ambiental do consórcio, Sandra Regina Batista, participou de um painel sobre o “Licenciamento Ambiental”. Abordando a descentralização do serviço, Sandra aponta a importância da municipalização do licenciamento e o sucesso do modelo consorciado.

“É nas cidades, na ponta, onde as coisas acontecem. O licenciamento no âmbito municipal traz mais agilidade ao processo e traz retorno à região, visto que as taxas de emissão das licenças ficam na região. E também é preciso olhar com carinho para o modelo consorciado de licenciamento, que possibilita que municípios menores e com limitações estruturais se juntem para entregar um melhor serviço à população”, defende.

Boas práticas em Gestão de Resíduos e SIM-C

Já no período da tarde, o CIMVI esteve representado em apresentações sobre resíduos sólidos e turismo. Às 13h30, o diretor executivo do consórcio, Fernando Tomaselli, participou de painel sobre “Boas práticas em resíduos sólidos, licenciamento ambiental e Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIM-C).

“Levar o CIMVI num evento como este, além de uma oportunidade, é um reconhecimento. A organização do COMAC tinha o objetivo de trazer cases de todo o estado para serem divulgados, replicados e até melhorados. Fomos convidados em todos os serviços que prestamos: desde o turismo, licenciamento, até a gestão de resíduos. Nossa marca já está consolidada e isto nos deixa muito felizes”, celebra Fernando.

Boas práticas em Turismo

No mesmo horário, ações do serviço de Turismo do consórcio também foram destaque no painel “Boas Práticas de Turismo”. A coordenadora do programa “Vale Muito Maravilhas Vale Europeu”, Quezia Dias Rodolfo, apresentou a iniciativa de sensibilização turística nas escolas.

“A proposta é mostrar como fazemos um trabalho regionalizado no turismo. Apresentamos o projeto, a aplicação e os resultados que obtivemos. Os professores ampliaram seu olhar para os atrativos das cidades e, por meio dos alunos, chegamos aos pais e a toda a comunidade”, explica Quezia.

Sobre o COMAC-SC

O Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC) foi realizado pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM). O evento aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de agosto na Arena Petry, na Grande Florianópolis.

O objetivo do congresso foi debater “Inovação, sustentabilidade e boas práticas na gestão municipal”. Por meio desses três eixos de conteúdos e experiências, busca-se novos rumos para a eficiência e efetividade da gestão pública municipal.

Acompanhe nossos posts

Precisando de uma ajuda?