A Gestão Administrativa do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí abrange os serviços jurídicos, contábeis, financeiros e patrimoniais, com ênfase na redução de custos nas contratações públicas. Seu objetivo principal é promover a agilidade nos processos licitatórios por meio do desenvolvimento de contratos e processos compartilhados, garantindo maior eficiência e otimização de recursos.
Licitações e Compras Compartilhadas
Com o objetivo de otimizar os procedimentos e aumentar a escala qualiquantitativa, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí realiza processos licitatórios compartilhados, por demanda de interesse discricionário de cada consorciado, dos quais resultam contratos formalizados diretamente por cada município ou em pactuações celebradas pelo consórcio com as empresas vencedoras.
Convênios e Contratos
A execução de serviços e aquisição de produtos, de forma compartilhada, passa pela formulação de contratos ou convênios. Os contratos de rateio aprovados em Assembleia, são instrumentos firmados com os municípios consorciados para manutenção e operacionalização de atividades. Os convênios são instrumentos para acordos de cooperação mútua ou prestação de serviço entre os entes públicos, sejam de esferas municipais, estaduais ou federal.
Execução de Serviços
O Consórcio atua como prestador de serviços para os municípios, de forma regionalizada, otimizando os serviços que são atribuições comuns aos interessados, evitando reaplicação ou descontinuidade em sua prestação. Todos os serviços são realizados de forma transparente perante aos órgãos de controle, guiados pelos modais de contratação e operação compartilhada.
Apoio Central
Para dar suporte a todas as áreas do Consórcio, a Gestão Administrativa contempla o gerenciamento contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. O setor também possui atuação com o Controle Interno, Assessoria Jurídica, Gestão de Recursos Humanos e frotas. A conjugação de todos os esforços possibilita uma gestão eficiente dos recursos públicos, com legalidade e transparência.
Processos Administrativos
A Gestão Administrativa visa a redução na utilização de papéis e otimização de tempo, espaço e recursos humanos e financeiros. Para tanto, foi adotada a prática parcial de processos eletrônicos que tramitam através de sistemas informatizados que garantem agilidade, organização, transparência, legalidade, sustentabilidade e conformidade.