Conheça a
nossa história

Confira a trajetória do CIMVI (Linha do Tempo)

A nossa história teve início em 1998 com a união dos municípios de Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. As cidades, motivadas por problemas ambientais em comum decorrentes do crescimento econômico-social, uniram forças na busca de soluções compartilhadas. Esse foi o início do Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Benedito, que mais tarde, em 2003, tornou-se o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí. No decorrer dessa jornada mais cidades se tornaram consorciadas e hoje o Consórcio é composto por 14 municípios. Conheça um pouco mais da nossa história na linha do tempo!

Os municípios de Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó se unem e criam o Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Benedito, com o objetivo de promover a gestão consorciada de atividades ligadas a recursos ambientais;

 

Ascurra, Apiúna, Indaial e Pomerode se juntam e, então, a entidade é renomeada como Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI. Os municípios do CIMVI começam a depositar os resíduos sólidos no Aterro Sanitário do SAMAE de Timbó.

É criado o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, o primeiro planejado para o segmento no Brasil;

 

É criado o Circuito de Caminhante do Vale Europeu, o primeiro planejado para o segmento no Brasil;

É sancionada, no âmbito federal, a Lei que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que obriga todos os municípios a fazerem o tratamento adequado dos resíduos gerados;

Realização de circuitos integrados em parceria com o SEBRAE;
 
 
As cidades de Botuverá, Gaspar e Guabiruba se consorciam, fazendo o CIMVI chegar a 12 cidades;

Iniciam os trabalhos para implantação do sistema de licenciamento ambiental consorciado;

O Consórcio CIMVI assume a gestão do Aterro Sanitário, recebendo a gestão do SAMAE de Timbó. Começa o planejamento para o desenvolvimento do projeto de conscientização turística nas escolas.

 

Ilhota e Massaranduba se juntam ao CIMVI. Começam as obras da sede própria do CIMVI, em Timbó. Iniciam os trabalhos do setor Ambiental, na questão do licenciamento ambiental consorciado entre os municípios, iniciativa pioneira em Santa Catarina. Realização do I Seminário de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu e o I Salão de Turismo do Vale Europeu.

parque girassol 2-01

 

A sede própria do CIMVI é entregue, apresentando o projeto ‘Parque Girassol’, nova denominação para o aterro sanitário. O programa ‘Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu’, de conscientização turística nas escolas, começa a ser aplicado na região.

Ano chave para o CIMVI e seus planos. Iniciam as visitas no Parque Girassol. É plantada a semente da coleta seletiva regionalizada, através da campanha ‘Vale Muito Cuidar’. Os primeiros estabelecimentos são certificados no programa de Certificação para o Vale Europeu Sustentável.

vale muito cuidar-01

Primeiro ano da coleta seletiva regionalizada.

O Projeto do Parque Girassol dará passos largos na temática da valorização dos resíduos sólidos nos próximos anos, com a instalação da Central de Valorização de Resíduos II, onde os resíduos recolhidos na coleta convencional serão utilizados para a geração de energia, através de biodigestores. 

O Consórcio CIMVI segue a disposição para realizar, aos municípios consorciados, ações que possam favorecer e facilitar os serviços das prefeituras a sua população.

O que é o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí?

O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) é um consórcio de Direito Público, com diversas finalidades, que atualmente é composto por 14 municípios consorciados. Os principais serviços prestados às cidades são a gestão do turismo da região do ‘Vale Europeu Catarinense’, a implementação do programa de Licenciamento Ambiental otimizado entre os municípios, o serviço de Educação Ambiental e a Valorização de Resíduos Sólidos, através do projeto ‘Parque Girassol’ e o programa ‘Vale Muito Cuidar’.


Atualmente, o Consórcio dispõe também do serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal, sendo um projeto que trabalha sobre a preservação da saúde pública, através da inocuidade alimentar e para a defesa do consumidor, assegurando a integridade dos produtos.


O CIMVI possui gestão para as áreas de Assistência Social, Ambiental, Agrosanitário, Administrativo, Cultura, Infraestrutura, Turismo e Resíduos Sólidos, trabalhadas em conjunto com as Prefeituras consorciadas.

Objetivos

Otimização das contratações.

Economia, transparência, inovação e eficiência.

Assegurar a continuidade dos projetos independente das trocas de gestões.

Gestão associada aos serviços de interesse público.

Uso racional dos recursos naturais e proteção ao meio ambiente

Gestão do patrimônio urbanístico, paisagístico e turístico.

Ações para o desenvolvimento urbano e socioeconômico regional.

Aquisição e administração de bens para uso compartilhado.

Galeria de Presidentes

JORGE LUIZ STOLF

RIO DOS CEDROS | 2025
ATUAL

VALCIR FERRARI

RODEIO | 2023-2024

JORGE KRÜGER

TIMBÓ | 2021 -2022

JEAN MICHEL GRUNDMANN

BENEDITO NOVO | 2019

PAULO ROBERTO WEISS

RODEIO | 2017 - 2018

hARTWIG PERSUHN

DOUTOR PEDRINHO | 2016

SÉRGIO ALMIR DOS SANTOS

INDAIAL | 2015

HARTWIG PERSUHN

DOUTOR PEDRINHO | 2013-2014

CARLOS ALBERTO PEGORETTI

RODEIO | 2012

LAURINO DALKE

BENEDITO NOVO | 2011

cARLOS ALBERTO PEGORETTI

RODEIO | 2009-2010

oLÍMPIO JOSÉ TOMIO

INDAIAL | 2008

jAMIR MARCELO SCHMIDT

APIÚNA | 2007

CARLINDO ALBERTO PERSUHN

BENEDITO NOVO | 2005-2006

LAURINO DALKE

BENEDITO NOVO | 2004

wALDIR LADEHOFF

TIMBÓ | 2003

mARILDO DOMINGOS FELIPPI

RIO DOS CEDROS | 2001-2002

hÉLIO JOSÉ FIAMONCINI

RODEIO | 1998-2000
Precisando de uma ajuda?
1