Gestão em Cultura

Munícipios Participantes

Alunos sensibilizados

Projetos atendendo várias vertentes da cadeia cultural.

Maior Investimento

Planos Municipais de Cultura. Planos Municipais do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Planos Museológicos.

Capacitação

Capacitar artistas e artesãos para produção de produtos com identidade cultural local e regional.

gestão em Cultura

As memórias, o modo de fazer herdados dos antepassados são patrimônios históricos que necessitam manutenção e preservação na região. A consolidação e a união entre os Municípios consorciados na construção integrada de políticas públicas a fim de, resgatar e valorizar a identidade cultural, fortalecidos com a criação de ferramentas facilitando atingir metas, desta forma conquistando o reconhecimento nas administrações municipais e projetando a região do Vale Europeu Catarinense, tornando-a referência nacional, em produção cultural movimentando a economia criativa.
A gestão promove e integra as políticas públicas nacionais para o fomento da cultura através de ações integradas para impulsionar o desenvolvimento econômico regional. Criando rotas envolvendo patrimônios culturais entre os municípios visando desenvolver o trabalho realizado por artesãos e artistas com a finalidade de traçar uma identidade cultural ligada ao município ou à região e posicionar o produto no mercado.
O trabalho junto a educação para o desenvolvimento sociocultural da região, capacitando crianças e professores de escolas municipais, estaduais e particulares dos 11 municípios, através do programa de sensibilização à cultura do Vale Europeu Catarinense, que fomenta o interesse e a valorização cultural para este público, incentivando o lado criativo e cultural dos alunos, proporcionados através do concurso de poesias.
Criação de planos municipais de cultura e do livro, leitura, literatura e bibliotecas, assim como os planos museológicos, auxiliam os gestores municipais na tomada de decisões e garantem a continuidade das ações estabelecidas nos mesmos.
Projetos itinerantes como a Feira Regional do Livro, que ocorre todos os anos e passa por diferentes cidades do Vale Europeu Catarinense em cada edição que é realizada, atingindo diferentes públicos e estimulando a formação de novos leitores, escritores, artistas e produtores culturais, através de rodas de conversas, palestras, sarau literário e exposição de obras municipais voltados para a literatura, de forma que todo este universo auxilie na preservação da cultura para as gerações futuras.

Precisando de uma ajuda?