Gestão de Turismo e Cultura

12

Munícipios Participantes

+99.000

Turistas maravilhados com nossa região

Projetos

Projetos atendendo vários setores envolvendo o turismo.

Maior Investimento

Sempre melhorando as estruturas para o turista

Capacitação

Capacitação dos Meios de Hospedagens

gestão em Cultura

Arquitetura, artesanato, culinária, religiosidade são algumas das heranças deixadas pelos nossos colonizadores. Pensando na sustentabilidade da cultura através do trabalho regionalizado, iniciou no ano de 2018 o “Vale Preservar”.

A proposta do trabalho é formatar políticas públicas para esse segmento, como por exemplo, a criação dos planos municipais de Cultura e os Planos Municipais de Livro, Leitura e Literatura 

(LLLB). Esse trabalho facilita aos municípios e atores culturais o monitoramento de metas e objetivos traçados para preservação e manutenção da Cultura regional. 

Manter a identidade Cultural principalmente no artesanato, nos eventos municipais e na história, se faz necessário para o desenvolvimento do turismo, setor que movimenta a economia criativa.


 

gestão em Turismo

O Programa de APRIMORAMENTO DE PRODUTOS E MEIOS DE HOSPEDAGEM é instituído no âmbito do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, através da Resolução nº 492 de 13 de agosto de 2021, com limite territorial correspondente à área dos municípios consorciados ao CIMVI e aderentes ao serviço de turismo, com a finalidade de melhorar a qualidade dos equipamentos de hospedagem da região, além de possibilitar a definição de critérios mínimos de padronização dos produtos e serviços oferecidos aos turistas.

 

O intuito é de fomentar as atividades turísticas no Vale Europeu Catarinense, onde foi iniciado o Programa de Certificação dos Meios de Hospedagem, como um mecanismo que permite enviar ao comprador de um produto, ou serviço, uma mensagem simples sobre a qualidade do estabelecimento. O principal objetivo visa o aprimoramento dos serviços e o fortalecimento da gestão dos empreendimentos selecionados. Durante o processo de aprimoramento de produtos, os empresários deverão ser auxiliados a identificarem as características positivas e negativas de seu negócio e definir estratégias e implantar ações para aprimoramento dos serviços prestados.

 

O Programa está alinhado aos princípios do turismo sustentável, que traduz práticas de gestão cujo o objetivo é minimizar os impactos negativos e maximizar os positivos resultantes da atividade turística, nas dimensões ambiental, sociocultural e econômico. 

O formulário de avaliação aos empreendimentos se alinha as normas técnicas brasileiras e outras normas internacionalmente reconhecidas, tendo como objetivo orientar a implementação de boas práticas sustentáveis e de qualidade nos meios de hospedagem participantes do projeto, sendo as normas da ABNT NBR 15401:2014 – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Meios de Hospedagem e a ABNT NBR 16534:2016 – Meios de hospedagem – Indicadores para o Sistema de Gestão da Sustentabilidade que estão sendo utilizadas como base para a construção de normas internacionais sobre o tema – ISO 21401. 

A metodologia também dará subsídios para a aplicação de um selo de qualidade e sustentabilidade aos empreendimentos avaliados.

 

 

Cicloturismo

 

Criado em 2006, a Rota Turística do Circuito Vale Europeu Catarinense de Cicloturismo é instituída no âmbito do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, através da resolução nº 500 de 14 de setembro de 2021, com limite territorial correspondente à área dos municípios consorciados ao CIMVI, sendo os integrantes do Circuito as cidades de Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros.

 

O circuito de Cicloturismo é um percurso de sete dias com 300 km que passa por estradas de terra e calçamento nas áreas rurais e urbanas; é autoguiado, sinalizado com setas amarelas, placas orientativas e navegação em GPS, é o primeiro Circuito Organizado e Planejado para Cicloturismo no Brasil.

 

Com vasta diversificação de atrativos ao longo do percurso, apresentando graus de dificuldades de 1 a 5 é recomendado para quem pratica o pedal. O roteiro com opcionais possuí 330Km, a média a ser percorrida em 7 dias é de 40 a 50km.

 

Atualmente o circuito está profissionalizado, operadoras credenciadas e estruturadas disponibilizam pacotes prontos com reserva de hospedagens, alimentação, aluguel de bikes, transfer de aeroporto, contratos de carro para bagagem ou carro apoio durante pedal. 

 

Todas informações para realizar o circuito de forma autoguiada estão disponíveis no site www.valeeuropeucatarinense.com.br , onde contém a planilha de orientação, maphub com mapas interativos das etapas, assim como as hospedagens localizadas durante o trajeto do roteiro.

 

Caminhantes

 

Criado em 2007, a Rota Turística do Circuito Vale Europeu Catarinense de Caminhante é instituída no âmbito do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, através da resolução nº 504 de 24 de setembro de 2021, com limite territorial correspondente à área dos municípios consorciados ao CIMVI, sendo os integrantes do Circuito as cidades de Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros.

 

O Circuito de Caminhantes está programado para ser realizado em nove dias, sendo 200 km por estradas de terra nas áreas rurais das cidades envolvidas. Por ser autoguiado está sinalizado com setas brancas nos postes, pedras e há placas orientativas espalhadas pelo percurso. Há elevações diversificadas chegando a 900m acima do nível do mar. O circuito possui vasta diversificação de atrativos ao longo do percurso.

 

Todas informações para realizar o circuito de forma autoguiada estão disponíveis no site www.valeeuropeucatarinense.com.br , onde contém a planilha de orientação, maphub com mapas interativos das etapas, assim como as hospedagens localizadas durante o trajeto do roteiro.

 

O programa ‘Vale Muito Proteger’ valoriza o turismo regional no Vale Europeu Catarinense, por meio da segurança e do cuidado com todos os profissionais do setor e os turistas que visitam a nossa região.

O objetivo é integrar e identificar, com o selo, cada empreendimento do Vale Europeu Catarinense que segue os protocolos e decretos de segurança sanitária estaduais e federais no atendimento e recepção aos turistas.

O Programa conta com um site www.valemuitoproteger.com.br onde contém diversas informações, além de manuais de boas práticas para download, destinado ao ramo gastronômico, hoteleiro, zoológico, guias e excursões, taxi e transporte de aplicativo, transporte urbano, parques temáticos, aquáticos e complexos de águas termais.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TURÍSTICA: VALE MUITO – MARAVILHAS DO VALE EUROPEU

O Programa Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu, visa a formação de sujeitos aptos para contribuir com o desenvolvimento sustentável da cultura e do turismo.

O trabalho provoca o pensamento acerca das responsabilidades que a comunidade precisa entender para aplicar no seu dia- dia ou em suas viagens.

O projeto realizado com todos os alunos dos 4ºs anos da rede municipal, estadual e particular dos municípios consorciados ao serviços de turismo, incentiva os alunos a conhecerem os atrativos turísticos do município e região, vivenciar o espetáculo que a natureza oferece diariamente, admirar, a experimentar e sentir a emoção de viver um pouco das aventuras, os diferentes sabores e ao mesmo tempo, conscientiza sobre a importância de preservar e zelar por esses patrimônios históricos e culturais, conservando-os para que outras gerações possam usufruir. A ideia de se sentir turista na própria cidade modifica a sensibilidade na forma de olhar, fazendo que esse público seja multiplicador de tudo o que o Vale Europeu Catarinense pode oferecer.

Temas trabalhados com os alunos: Informações sobre o turismo local e regional; cultura do Vale Europeu Catarinense; Turismo Sustentável; Turismo como fonte de renda. 

O programa que é realizado durante todo o ano, conta com dois concursos:

Concurso de Poesia: 

O concurso consiste na apresentação de poesias produzidas por estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares dos municípios consorciados ao serviço de turismo e cultura do CIMVI, sendo os municípios de: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Timbó. A nossa região vem se destacando pela sua preservação histórica e cultural. Os traços dos colonizadores estão presentes na gastronomia, festas típicas, jardins, arquitetura, as paisagens naturais são fantásticas e vem atraindo turistas do mundo todo. O concurso de poesia fomenta a busca pelo conhecimento do potencial do Vale Europeu Catarinense, sendo as obras produzidas pelo aluno na escola com orientação do professor regente. 

Concurso de Desenhos: O concurso incentiva a pesquisa e a busca dos atrativos local, sendo que orientado pelo professor, o aluno deve escolher um atrativo do município e desenhar a partir da sua percepção, sendo que esses desenhos passam por seleção e ao chegar no CIMVI é realizado uma cerimônia para premiar os finalistas. 

Saiba mais sobre o programa clicando aqui.

Precisando de uma ajuda?
1