Gestão em Resíduos Sólidos Urbanos

14

Munícipios Participantes

+30.000

Pessoas Impactadas

Agilidade

Agilidade nas Execuções

Redução de Custos

No processo de triagem

Coletados

+30.000 toneladas coletadas

Gestão Em Resíduos Sólidos Urbanos

Sendo uma das principais finalidades da implantação do CIMVI, iniciada a partir de uma movimentação estadual pelo fim dos lixões, resultando num Termo de Ajuste de Conduta ainda no ano de 2001, os municípios catarinenses organizaram-se pela solução de tal problema socioambiental. Nesse intuito, ampliou-se à época os participantes do CIMVI para 09 municípios, deliberando-se pela implantação de um Aterro Sanitário compartilhado, restando instalado no bairro Araponguinhas no município de Timbó a partir do ano de 2003.
A partir de 2017, num esforço inovador de revisão dos procedimentos de operação e ressignificação acerca dos Resíduos Sólidos Urbanos e com a adesão de mais 06 municípios, ampliaram-se as funções delegadas ao CIMVI no intuito de construir e consolidar um novo modelo regional para resíduos resultando no Projeto Vale Muito Cuidar, derivando posteriormente para o VALE RECICLAR, com resoluções e norteamentos específicos como veremos mais à frente.
Consolidaram-se, a partir daí, padronização de procedimentos com implantação de Rota Tecnológica, para acondicionamento (embalagem amarela para os recicláveis), Pontos e Entrega Voluntária (PEVs), Ecopontos, serviços de coleta seletiva e convencional, implantação de unidades de transbordo e transporte, centrais de triagem dos resíduos seletivos e desenvolvimento de soluções tecnológicas para aproveitamento dos rejeitos e orgânicos da coleta convencional.
A maior transformação visível se deu no território ligado ao aterro sanitário, onde fora construída a sede administrativa do CIMVI, a Central de Valorização de Resíduos Recicláveis (CVR 01), a Central de Valorização de Resíduos Convencionais (CVR 02) e a implantação do Parque Girassol.
Assim, o CIMVI passa a oferecer a gestão de Resíduos Sólidos Urbanos de forma integrada, inclusive para municípios não consorciados, na execução ou na expertise para implantação dos mesmos.

Precisando de uma ajuda?
1