Guabiruba

IDH

0.756

População

22.732

Data de Fundação

01 de Junho de 1962

Atividades Econômicas

Indústria de Confecções, Malhas e Metalurgia

Cidades Limítrofes

Balneário Camboriú, Blumenau, Botuverá, Brusque, Gaspar, Itajaí, Itapema, Navegantes

Nossas mídias

VALMIR ZIRKE

Prefeito (2021 - 2024)

CLEDSON ROBERTO KORMANN

Vice Prefeito (2021 - 2024)

Guabiruba

Colonizada por imigrantes alemães e italianos, em meados de 1860, Guabiruba é uma cidade do Vale Europeu Catarinense que faz limite com Brusque, Gaspar, Blumenau e Botuverá. Sua cultura e costumes resumem-se na germânica e italiana com grupos musicais e de dança como Das Lebenslied & Glockenchor, Alle Tanzen Zusammen e Tutti Buona Gente.

O município também possui eventos tradicionais como a Stadtplatzfest (festa de rua) e a Festa Italiana. Pensando no acolhimento dos imigrantes, em 2013 a administração municipal criou a Festa da Integração, realizada durante a programação de aniversário, que visa acolher e celebrar a diversidade e o crescimento do município.

Outro evento de grande importância é o teatro de Páscoa Paixão e Morte de Um Homem Livre. Esse é realizado tradicionalmente desde 1986. Há 24 anos vem sendo realizado com grande estrutura no pátio da igreja São Cristóvão. O teatro possui aproximadamente 400 colaboradores e já chegou a comportar um público de 10 mil pessoas em cada um dos dois dias de espetáculo.

A gastronomia é fortemente colonial das culturas alemã e italiana. O prato mais famoso da região é o Marreco Recheado, servido numa conceituada churrascaria guabirubense, que atrai muitos turistas tanto da região, quanto de fora. A tradicional cuca, torta de origem alemã, é registrada como patrimônio imaterial do município. Guabiruba também possui a Rota do Chocolate, com duas fábricas do ramo que produzem chocolates saborosos e de qualidade.

A economia de Guabiruba gira em torno da indústria têxtil. Atualmente, o município registra mais de 300 empresas do ramo, desde a criação de fios, malhas e roupas prontas, que são exportadas para todo o Brasil.

O turismo no município é fortemente ecológico e de aventura. Com inúmeras trilhas, morros e cachoeiras, Guabiruba vem despertando a paixão dos turistas e nativos, que buscam lugares tranquilos em meio à natureza para fugir das cidades grandes.

Alguns desses lugares são o Morro São José e o Morro Santo Antônio, que além de fazer parte do turismo religioso, com capelas históricas dedicadas aos santos, também proporcionam uma maravilhosa vista do vale, estendendo-se a outros municípios e possibilitando a prática de voos de parapente e asa delta.

Guabiruba é conhecida por ser a Terra do Pelznickel, o papai-noel-do-mato. Tradição alemã, o Pelznickel chegou na região com os colonizadores e é um costume preservado e praticado ainda nos dias atuais. Trata-se de um ajudante de São Nicolau, que assusta as crianças que não se comportam durante o ano. Além de participar de desfiles cívicos, o Pelznickel também possui sua casa própria, a Pelznickelplatz, aberta diariamente aos visitantes durante o período natalino.

Governantes atuais

Acompanhe a rota das coletas

Acompanhe o cronograma aqui

SERVIÇOS CONTRATADOS

Gestão Agrosanitária

Gestão Ambiental

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Praesent eu orci faucibus orci malesuada semper eget non tellus. Cras sed dignissim purus. Mauris varius neque leo, eu pellentesque justo venenatis et. Sed ultricies risus non turpis tempus, nec  nulla suscipit. In comdo urna eu turpis accumsan, et viverra mauris fringillaCras interdum 

Video 48 Min  + 2 Min read to complete

Gestão em Resíduos Sólidos Urbanos

Precisando de uma ajuda?
1