Luiz Alves

IDH

0.737

População

12.413

Data de Fundação

12.413

Atividades Econômicas

Agricultura, Indústria Têxtil

Cidades Limítrofes

Blumenau, Rio do Sul, Timbó, rodeio, Indaial

Nossas mídias

MARCOS PEDRO VEBER

Prefeito (2021 - 2024)

ELTON VINCENTE PAULI

Vice Prefeito (2021 - 2024)

Luiz Alves

Capital catarinense da cachaça e maior exportador de bananas do Estado, o Município de Luiz Alves tem pouco mais de 13 mil habitantes e está localizado no Vale Europeu Catarinense.

Cercada por natureza deslumbrante, a tranquila cidade carrega em sua história marcas que perpetuam até hoje. Os alambiques que renderam o título de Terra da Cachaça são administrados em ambientes familiares por diversas gerações. O cuidado no desenvolvimento da bebida tipicamente brasileira garantiu a qualidade incomparável que é celebrada na conhecida Festa Nacional da Cachaça (Fenaca).

Buscando a valorização do principal produto turístico da cidade, uma união entre a Prefeitura Municipal e a Apcala (Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Luiz Alves) criou-se desde 2018 um dos principais atrativos turísticos da cidade: a Rota da Cachaça.

Composta por dez Alambiques espalhados por diversos bairros do Município, a Rota da Cachaça leva os turistas ao percurso das cachaçarias, tendo como experiência acompanhar de perto o processo de fabricação da bebida, com oportunidade de degustação e compra dos produtos de várias marcas de bebidas já premiadas, por exemplo, no maior e mais renomado concurso de cachaças do mundo, a Expocachaça. Assim como bebidas premiadas no Concurso Mundial de Bruxelas e Las Vegas.

Luiz Alves também se destaca por ser reconhecida pelo turismo de compras, através do setor têxtil a cidade também atrai turistas por suas lojas de fábrica como: Abrange, Aval Têxtil, Alpacino, Marco Têxtil, Rovitex e Tamabella.

A fé de seu povo está fortemente representada em lugares como a Gruta de Nossa da Senhora Imaculada Conceição e a Gruta Nossa Senhora Aparecida. As atrações de igrejas centenárias como a Matriz de São Vicente de Paulo e a igreja de São João Batista também movimentam o turismo, assim como as festas religiosas, procissões e o Teatro da Paixão de Cristo.

Para finalizar uma experiência inesquecível, as construções históricas são um belo passeio e retratam a preservação de estruturas tão antigas. A cidade mantém um Centro Histórico localizado na Rua 18 de julho, onde se destacam algumas construções para visitação externa: a Casa da Família Wust (1920), no número 1190; prédio da Antiga Prefeitura (1927), no número 1204 e a Casa da Família Schwanke (1940), no número 1285.

Além delas, casarões antigos e cheios de história também encantam os turistas que passam pela cidade. A Casa da Família Tiedt, por exemplo, erguida em 1902, o Casarão da família Luciani, construída em 1911, o Casarão da Dudalina edificado em 1932, entre outros fazem parte da cultura e história do povo Luizalvense.

Embarque nesta experiência e tenha a oportunidade de visitar Luiz Alves e conhecer o que a Terra da Cachaça pode lhe proporcionar. Afinal, a cidade possui uma localização privilegiada, está próxima ao aeroporto de Navegantes e a alguns minutos do litoral catarinense.

Governantes atuais

SERVIÇOS CONTRATADOS

Gestão Ambiental

Gestão De Cultura E Turismo

Gestão em Resíduos Sólidos Urbanos

Precisando de uma ajuda?
1