O objetivo é gerar estratégias que guiarão os gestores municipais nas ações necessárias para minimizar os impactos econômicos e sociais decorrentes das adversidades climáticas, promovendo um futuro mais resiliente para a região
No dia 3 de fevereiro, foi formalizado o convênio para o desenvolvimento do Plano Regional de Ação Climática, com a assinatura entre o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), a Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o instituto internacional ICLEI (Governos Locais para a Sustentabilidade). O objetivo da colaboração é enfrentar os impactos das mudanças climáticas, com foco nas condições climáticas que afetam as cidades da região do Vale do Itajaí.

A cerimônia ocorreu durante a 55ª Assembleia Geral dos Prefeitos, realizada no Auditório Oikos, e contou com a presença de importantes autoridades, como João Paulo Kleinübing, Diretor Financeiro do BRDE; Rodrigo de Oliveira Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI; Fernando Tomaselli, Diretor Executivo do CIMVI; e Cássio Quadros, Diretor Executivo da AMVE. Os prefeitos Marcelo Doutel da Silva (Prefeito de Apiúna) e Jorge Luiz Stolf (Prefeito de Rio dos Cedros), que representam as entidades AMVE e CIMVI, respectivamente, oficializaram o convênio, marcando o início da colaboração para o desenvolvimento de soluções práticas voltadas aos municípios da região.
João Paulo Kleinübing, Diretor Financeiro do BRDE, destaca que “o plano é fundamental para poder orientar o crescimento e o desenvolvimento de nossa região, olhando para o nosso ambiente, olhando para a redução de riscos e de que forma nós vamos construir uma região que seja muito mais resiliente e que consiga preservar essa beleza natural que nos foi dada, mas, acima de tudo, continuar se desenvolvendo e gerando qualidade de vida para a população. Esse é o objetivo desse programa; criar um primeiro plano local de ação climática e depois colocar todos os municípios em conformidade com aquilo que todas as cidades do mundo estão fazendo”.

O plano abrange ações emergenciais e paliativas, com um foco especial em conscientização e implementação de medidas práticas nos municípios. Em resposta à crescente gravidade das mudanças climáticas, as iniciativas propostas visam proteger a vida, o bem-estar e a economia local. O projeto tem um prazo de execução de 18 meses, com resultados progressivos, que beneficiarão as cidades e seus gestores públicos ao longo do tempo. A parceria reflete o compromisso com a qualidade de vida dos cidadãos e fortalece a união dos esforços regionais para enfrentar os desafios climáticos de forma colaborativa e eficaz.
“A Amve desenvolve projetos voltados ao desenvolvimento ambiental, é signatária do Movimento ODS e tem buscado soluções conjuntas para enfrentar as adversidades decorrentes das mudanças climáticas. O olhar regional é fundamental, pois as ações podem ser locais, mas os impactos perpassam o território do município e se garante um resultado mais efetivo quando a região atua no mesmo sentido, com os mesmos objetivos”, destaca o presidente da Amve, Marcelo Doutel da Silva, prefeito de Apiúna.

Fernando Tomaselli, Diretor Executivo do CIMVI, ressaltou que “essa colaboração entre as entidades e o trabalho conjunto para encontrar soluções comuns para os municípios trazem mais segurança aos cidadãos, além de gerar economia aos cofres públicos, prevenindo e orientando as cidades e seus gestores diante das condições climáticas adversas que frequentemente afetam a região. Além disso, essa parceria reflete o compromisso com a proteção do bem mais precioso das administrações públicas: a vida dos cidadãos.”

Vale destacar que o plano contemplará, de forma integral, 17 municípios e envolverá o estudo da emissão de gases de efeito estufa, com uma análise aprofundada dos riscos e vulnerabilidades climáticas do Vale Europeu. O objetivo é gerar estratégias que guiarão os gestores municipais nas ações necessárias para minimizar os impactos econômicos e sociais decorrentes das adversidades climáticas, promovendo um futuro mais resiliente para a região.
