Ao todo, são dez produtos registrados no Serviço de Inspeção Municipal de Rodeio que receberão o Selo Arte por possuírem características artesanais em sua elaboração
A manhã do dia 30 de setembro marcou uma grande conquista para o Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIMc) do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), com a realização da cerimônia de entrega do Selo Arte à agroindústria Buffalo’s Charcutaria, do município de Rodeio, registrada no Serviço de Inspeção Municipal.
O Selo Arte foi concedido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DEINP), aos produtos da Buffalo’s Charcutaria, registrados sob o SIM nº 004, por serem alimentos de origem animal elaborados de forma artesanal, com receita e processo que apresentam características tradicionais, regionais ou culturais. “É uma satisfação avaliar os processos de fabricação artesanais nas agroindústrias. As técnicas utilizadas são, em grande parte, manuais; utilizam ingredientes industrializados no mínimo necessário e não utilizam corantes ou aromatizantes”, comenta Esthér Elisa Wachholz, Coordenadora do Serviço de Inspeção Estadual do Departamento Regional de Blumenau (SIE DR Blumenau).
Os proprietários André Henrique Hoeppner e Jonas Eduardo Perin receberam as certificações em uma recepção deliciosa, com produtos certificados. “O Selo Arte é um certificado de grande relevância, pois permite o comércio nacional de produtos de origem animal elaborados de forma artesanal, valorizando a tradição, a cultura e as características regionais de sua produção”, enfatiza Marcio Kuzawa, Secretário Municipal de Agricultura.
Na cerimônia de entrega do Selo à agroindústria, que aconteceu em sua sede, no bairro Ipiranga, em Rodeio, estiveram presentes representantes da CIDASC, como Alexandra Reali Olmos, Gestora Estadual do DEINP, o gestor Ari Schlagenhaufe e a coordenadora do SIE da DR Blumenau, além de membros do SIMc, como a gestora Arlete Regilene Scoz, a coordenadora Luiza Hossain Wollick e a auxiliar administrativa Sandy Schultz. Também participaram representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, incluindo o secretário Marcio Kuzawa, a médica veterinária Camila Gabriela Coelho e o prefeito Valcir Ferrari. E a responsável técnica da agroindústria, Suelen Mengel.
Entre os produtos que foram certificados pelo Selo Arte são: Linguiça Calabresa; Linguiça de Carne Suína Congelada (Três Pimentões com Bacon); Embutido de Carne Suína com Pinhão, Bacon e Calabresa Congelado (Pinhão, Bacon e Calabresa); Linguiça de Carne Suína Congelada (Romeu e Julieta); Bacon (Pedaço, Fatiado, em Cubos); Copa (Pedaço, Fatiada); Linguiça Colonial; Embutido Defumado de Carne Suína com Queijo e Lombo Defumado.