9-min

CIMVI 25 anos: uma nova era de sustentabilidade dos municípios

Solenidade reuniu convidados para comemorar sua história, destacando as transformações socioambientais implementadas nos municípios consorciados

Uma noite especial, regada de muitas conquistas e ações positivas, marcou a solenidade de aniversário dos 25 anos de fundação do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI. O evento aconteceu no último dia 25 de agosto, na sede da entidade, em Timbó, e reuniu autoridades dos 14 municípios que compõem o consórcio. Durante a cerimônia, também foi efetuada a assinatura de Protocolos de intenção de convênios com o governo Federal para os próximos investimentos, além da inauguração da Galeria dos Presidentes, instalada no rol de entrada da sede da instituição. Como anfitrião do evento, o atual presidente do CIMVI e prefeito do município de Rodeio, Valcir Ferrari, saudou as pessoas presentes, enaltecendo que a comemoração de “bodas de prata” da entidade representa uma profunda
mudança de paradigma nas gestões públicas dos municípios atendidos pelo CIMVI. “O dia 25 de agosto de 1998 representou uma importante mudança de chave, quando a integração de alguns municípios passou a ser uma solução comum encontrada para atender algumas limitações individuais que existiam em cada cidade, qualificar e também aperfeiçoar aquilo que já fazíamos ou desejávamos fazer, mas que sozinhos, não era possível”, destacou.

Relembrando a trajetória do CIMVI, Valcir informou que a criação do Consórcio surgiu pela necessidade e articulação dos municípios de Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Desta união foi criado o então Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Benedito, cujo o objetivo, naquele momento, era promover a gestão consorciada de atividades ligadas aos recursos ambientais, por meio do Licenciamento de Cavas de Macadame. “Pouco tempo depois, em 2003, os municípios de Ascurra, Apiúna, Indaial e Pomerode se juntam a nós, e a entidade passa a ser chamada de Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI”, acrescenta.

Ferrari também comenta que essa adesão propiciou o planejamento dos trabalhos com os resíduos sólidos, em que os municípios consorciados do CIMVI começaram a dispor seus resíduos no Aterro Sanitário operado pelo SAMAE de Timbó. “Com esta ação, o CIMVI ganha seu traço mais marcante, pois mesmo conquistando importantes destaques em outros programas e políticas públicas que elabora, desenvolve e coordena, essa questão ambiental foi o que projetou e segue projetando nosso consórcio como referência estadual, nacional e internacional”.

Emocionado, Valcir acrescenta que “sem falsa modéstia, podemos bater no peito com orgulho e dizer que nos tornamos muito bons no que fazemos, seja na Gestão Ambiental, de Recursos Naturais e de Saneamento Básico, como na Gestão de Cultura, Esporte e Turismo, e dos Serviços que prestamos”. Ele aproveitou o momento para agradecer a competência, engajamento, dedicação e criatividade de todos os servidores que integraram ou integram a entidade nestes 25 anos de existência. “Quero especialmente agradecer ao time que movimenta as atividades do CIMVI atualmente, desempenhando suas funções com alto nível de excelência”, enalteceu o presidente.

Durante o evento, também foram assinados protocolos de intenção para convênios, buscando sempre melhorias e inovações para atender aos atuais 14 municípios consorciados. Para assinatura destes convênios, estiveram presentes o secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Augusto da Rocha Neto e o deputado federal, Carlos Alberto Chiodini, representando as esferas do governo Nacional e Estadual.

O diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli, complementou os destaques apontados pelo presidente Valcir, reforçando que os projetos estão a todo vapor e muitas novidades devem surgir. “Chegamos até aqui com uma linda história de sucesso para contar, mas também com muitos projetos ainda por vir. O projeto do Parque Girassol vem dando passos largos na temática da valorização dos resíduos sólidos e algumas inovações vão garantir um novo e grandioso ciclo, aguardem as novidades”, finaliza.

Galeria de Presidentes é inaugurada

Como forma de simbolizar os 25 anos de fundação, o CIMVI inaugurou neste dia, na recepção de sua sede, em Timbó, a “Galeria de Presidentes” que fizeram e fazem parte da gestão da entidade ao longo de sua história. Este ato busca marcar as importantes contribuições deixadas pelos presidentes à frente do consórcio, pautando, decidindo, priorizando e implementando as ações e serviços desenvolvidos.

“Quero, em nome do nosso primeiro presidente, o ex-prefeito de Rodeio, Hélio José Fiamoncini, que nos presidiu entre 1998 a 2000, saudar todos os demais ex-presidentes aqui representados nesta galeria”, comemora Ferrari.

Conheça os presidentes do CIMVI ao longo de 25 anos:

  • Hélio José Fiamoncini (Rodeio): período de 1998 – 2000
  • Marildo Domingos Felippi (Rio dos Cedros): período de 2001-2002
  • Waldir Ladehoff (Timbó): 2003
  • Laurino Dalke (Benedito Novo): períodos de 2004 e 2011
  • Carlindo Alberto Persuhn (Benedito Novo): períodos de 2005 a 2006/ 2009 a 2010 e de 2012
  • Jamir Marcelo Schimidt (Apiúna): período de 2007
  • Olimpio José Tomio (Indaial): período de 2008
  • Hartwing Persuhn (Doutor Pedrinho): período de 2013 a 2014 e 2016
  • Sergio Almir dos Santos (Indaial): período de 2015
  • Paulo Roberto Weiss (Rodeio): período de 2017 a 2018
  • Jean Michel Grundmann (Benedito Novo): período de 2019
  • Jorge Krüger (Timbó): período de 2021 a 2022
  • Valcir Ferrari (Rodeio): período de 2023.

Uma história de muitas transformações socioambientais

O CIMVI é um consórcio de direito público, com múltiplas finalidades, em que os 14 municípios consorciados atualmente podem fomentar o desenvolvimento sustentável da região, fortalecendo políticas locais e/ou regionais.
Entre seus principais serviços prestados às cidades estão a gestão do turismo da região do ‘Vale Europeu’; a implementação do programa de Licenciamento Ambiental otimizado entre os municípios; serviço de Inspeção Municipal, serviços de Assistência Social, serviço de Educação Ambiental e a Valorização de Resíduos Sólidos, através do projeto ‘Parque Girassol’ e o programa ‘Vale Muito Cuidar’.
Em uma moderna sede, o CIMVI mostra sua evolução, com um ambiente de trabalho de qualidade, que embora enxuto, dá dimensão da grandeza e relevância do Consórcio. “Unidos somos muito mais fortes e muito mais eficientes e eficazes. Viva a integração regional e vida longa ao CIMVI”, comemora o presidente.

Objetivos centrais do CIMVI são:

  • Otimização das Contratações
  • Maior economia, transparência, inovação e eficiência.
  • Sequência de projetos, independente da troca de governos.
  • Gestão associada de serviços de interesse público.
  • Uso racional dos recursos naturais e proteção ao meio ambiente
  • Gestão do patrimônio urbanístico, paisagístico e turístico.
  • Ações para o desenvolvimento urbano e socioeconômico regional.
  • Aquisição e administração de bens para uso compartilhado

Principais destaques nestes 25 anos de atividades:

  • 2006 – Criação do Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, o primeiro planejado para o segmento no Brasil;
  • 2007 – Criação do Circuito de Caminhante do Vale Europeu, o primeiro planejado para o segmento no Brasil;
  • 2010 – Sancionada, no âmbito federal, a Lei que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e que obriga todos os municípios a fazerem o tratamento adequado dos resíduos gerados;
  • 2012 – Realização de circuitos integrados em parceria com o SEBRAE;
  • 2013 – As cidades de Botuverá, Gaspar e Guabiruba se consorciam, fazendo o CIMVI chegar a 12 cidades;
  • 2015 – Iniciam os trabalhos para implantação do sistema de licenciamento ambiental consorciado;
  • 2016 – CIMVI assume a gestão do Aterro Sanitário, recebendo a gestão do SAMAE de Timbó. Começa o planejamento para o desenvolvimento do projeto de conscientização turística nas escolas.
  • 2017 – Ilhota e Massaranduba se juntam ao CIMVI. Começam as obras da sede própria do CIMVI, em Timbó. Iniciam os trabalhos do setor Ambiental, na questão do licenciamento ambiental consorciado entre os municípios, iniciativa pioneira em Santa Catarina. Realização do I Seminário de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu e o I Salão de Turismo do Vale Europeu.
  • 2018 – A sede própria do CIMVI é entregue, apresentando o projeto ‘Parque Girassol’, nova denominação para o aterro sanitário. O programa ‘Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu’, de conscientização turística nas escolas, começa a ser aplicado na região.
  • 2019 – Com a nova sede e o parque, iniciam as visitas no Parque Girassol. É plantada a semente da coleta seletiva regionalizada, através da campanha ‘Vale Muito Cuidar’. Os primeiros estabelecimentos são certificados no programa de Certificação para o Vale Europeu Sustentável.
  • 2020 – Primeiro ano da coleta seletiva regionalizada.
  • 2021 – CIMVI é selecionado entre os quatro consórcios de melhores práticas do país pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e Ministério da Economia do Brasil.
  • 2022 – Consórcio é selecionado entre os seis cases de sucesso entre empresas públicas da América Latina e Caribe pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento Econômico – BID.
  • 2023 – Percussor de modelo diferenciado de aproveitamento de resíduos sólidos urbanos na sua totalidade, transformando passivos ambientais em ativos econômicos.

Créditos das imagens – Richard Ferrari.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on whatsapp
Precisando de uma ajuda?
1