Capa

CIMVI aborda governança regionalizada em Seminário de Saneamento em Brasília

Evento reuniu diferentes profissionais do setor, assim como atores do setor público e privado nacional, buscando fomentar temas da economia circular sob diferentes aspectos

Com o tema “rumo a uma economia circular”, a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades realizou, nos dias 17 e 18 de outubro, em Brasília, o Seminário Saneamento Brasileiro. E para falar sobre as experiências da entidade com a gestão de resíduos sólidos urbanos, o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, Fernando Tomaselli, a convite do Ministério das Cidades, participou de um dos painéis na manhã do dia 18 de outubro, durante a programação do evento.

“Nossa participação buscou enfatizar a importância de uma governança regionalizada que padronize e otimize os processos, buscando unificar e fortalecer os 14 municípios consorciados na execução de ações mais efetivas na gestão dos resíduos sólidos urbanos. Além disso, também apresentamos nossos programas e projetos, trocando experiências em um painel muito enriquecedor”, comenta Fernando Tomaselli.

O foco do Seminário foi demonstrar como a economia circular vem se consolidando como um modelo de produção e consumo que visa a redução do desperdício e a reutilização de recursos naturais e, para o setor de saneamento básico, tem um papel fundamental na redução dos impactos ambientais, no desenvolvimento de melhores tecnologias, ocasionando aumento da eficiência dos serviços.

Na programação do evento foram realizados vários painéis temáticos sobre o tema, e para finalizar, também aconteceu o lançamento do Caderno de Debates do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), apresentando o primeiro diálogo com a sociedade e entidades sobre o Plano ao longo dos 10 anos, promovendo o início do processo para sua segunda revisão.

O representante do CIMVI apresentou alguns detalhes da gestão de resíduos sólidos desenvolvidos de forma regionalizada, buscando a otimização e padronização dos processos
Evento foi transmitido em formato on-line, podendo ser acompanhado em todo o Brasil