Consórcio projeta novos investimentos e reforça seu papel como referência em governança e desenvolvimento regional
O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI celebra no dia 27 de agosto, 26 anos de fundação, consolidando-se como um exemplo de inovação e excelência na gestão pública intermunicipal. Criado para enfrentar os desafios ambientais decorrentes do crescimento econômico e social dos municípios da região, o CIMVI tornou-se uma referência na promoção do desenvolvimento regional sustentável e na execução de políticas públicas com alta eficiência.
À medida que o CIMVI avança para o futuro, o Consórcio em nome de seus municípios, amplia iniciativas voltadas à sustentabilidade. Um dos projetos de maior destaque é a recuperação de resíduos sólidos, tradicionalmente destinados a aterros sanitários, em produtos reutilizáveis tanto para o setor público como privado, posicionando-se na vanguarda das soluções ambientais e boas práticas.
Fernando Tomaselli, diretor executivo da entidade, destaca que o Consórcio não apenas foca em políticas públicas para o presente, mas também na antecipação de demandas futuras, potencializando o poder decisório no âmbito regional. “Estamos focados em projetos que não só abordam os desafios de hoje, mas que também posicionam nossa região como uma referência em sustentabilidade e inovação para o futuro”, afirma Tomaselli.
O compromisso do CIMVI com a excelência é evidente em sua trajetória. Ao longo de 26 anos, o Consórcio expandiu sua atuação, passando a incluir 14 municípios, sempre com a missão de promover governança e desenvolvimento regional sustentável. “Nossa missão é garantir a equidade na execução das políticas públicas municipais e prestar serviços de excelência à população”, ressalta ainda Tomaselli. Responsabilidades compartilhadas em favor do jeito Vale Europeu de ser.
Sobre o CIMVI
O CIMVI foi fundado há 26 anos como uma resposta aos desafios ambientais enfrentados pelos municípios de Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Naquela época, o Consórcio surgiu como uma ferramenta essencial para a implementação de soluções compartilhadas e ações integradas, com o objetivo de enfrentar os problemas ambientais decorrentes do desenvolvimento regional.
Ao longo dos anos, o consórcio expandiu sua atuação para 14 municípios, agregando Ascurra, Apiúna, Botuverá, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba e Pomerode. Tornou-se uma entidade de Direito Público Multifinalitário, reconhecida por sua capacidade de promover o desenvolvimento regional sustentável, inovando na execução de serviços públicos e resultando em uma melhora significativa na qualidade de vida das comunidades atendidas.
Com um legado de pioneirismo e excelência, o CIMVI atrai interesse de outros municípios e associações de diversas regiões do Brasil, além de ser uma referência para as esferas estadual e federal na formulação e implementação de políticas públicas essenciais, especialmente nas áreas de saneamento, meio ambiente, educação ambiental, turismo e cultura.
Reconhecidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e o Ministério da Economia em 2021 entre os cinco melhores Consórcios do país na prestação de serviços regionalizados, e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID em 2022, entre as seis melhores autarquias públicas regionais da América Latina e Caribe, o CIMVI trilha o caminho da inovação. “O espírito associativo e cooperativo dos gestores públicos locais, ao longo dos anos, tem sido fundamental para os resultados significativos que o CIMVI alcançou, reconhecidos nacional e internacionalmente”, conclui Tomaselli.