1

CIMVI conquista homologação no Projeto ConSIM 3 para integração ao SISBI-POA

Assinatura do Protocolo de Intenções promove orientação técnica acerca da integração ao Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), permitindo o incremento da economia regional

O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI deu um passo importante para o fortalecimento da segurança alimentar na região ao participar da cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções do Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios, 3ª edição, denominado ConSIM 3, realizada em Salvador, Bahia. O evento contou com a presença de autoridades como o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o superintendente federal de Santa Catarina, Fúlvio Brasil Rosar Neto, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Representado pelo diretor executivo Fernando Tomaselli, pela gestora do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado – SIMc, Arlete Regilene Scoz, e pela médica veterinária e coordenadora do SIMc, Luiza Hossain Wollick, o CIMVI esteve presente na cerimônia, reafirmando seu compromisso com a qualidade dos produtos de origem animal comercializados nos municípios consorciados.

O Projeto ConSIM 3 é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, com o objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a inocuidade e a segurança alimentar, integrando os serviços de inspeção municipal consorciados em todo o Brasil. A homologação da inscrição ao projeto proporcionará ao Serviço de Inspeção Municipal Consorciado – SIMc do CIMVI um trabalho técnico-orientativo, abrangendo a construção do programa de trabalho, organização da documentação necessária, adequação do cadastro no Sistema de Gestão de Serviços de Inspeção (e-SISBI) e atendimento aos critérios para a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA. Além disso, o projeto orientará as agroindústrias registradas nos serviços de inspeção vinculados ao consórcio que tenham interesse no selo SIM/SISBI, auxiliando na adequação sanitária e na implantação dos programas de autocontroles.

Essa iniciativa possibilitará às agroindústrias de produtos de origem animal registradas nos Serviços de Inspeção Municipais no CIMVI, que ampliem a comercialização de seus produtos em todo o território nacional, através da solicitação do selo SIM/SISBI. Além da assinatura do protocolo, o evento contou com a exposição de produtos de origem animal de estabelecimentos integrados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) do estado da Bahia, reforçando a importância da padronização e qualidade dos produtos.

O diretor Fernando Tomaselli, acompanhado da gestora Arlete Regilene Scoz, e da coordenadora do SIMc, Luiza Hossain Wollick, estiveram no evento, assinando o protocolo de Intenções do projeto

“A integração ao ConSIM 3 é um marco para nós, pois, além da possibilidade de ampliar as oportunidades de mercado para nossos produtos em âmbito nacional, fortalece a confiança dos consumidores, que podem contar com produtos de origem animal inspecionados e certificados. Isso reforça nosso compromisso com a excelência no Serviço de Inspeção Municipal Consorciado, promovendo tanto o fortalecendo da economia local quanto a valorização dos produtos regionais”, destaca o diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli.

Ele ressalta que a parceria com os municípios consorciados será essencial para a implantação e materialização desse projeto na próxima etapa. “Estamos felizes em ver que o Ministério está seguindo nessa direção e auxiliando os municípios no gerenciamento das questões de segurança alimentar, com uma política pública extremamente importante e necessária para a saúde pública”. 

O SIMc, que desempenha um papel essencial na inspeção e certificação de produtos de origem animal como carnes, pescado, leite, ovos e mel, avança na direção à integração ao SISBI-POA. “A homologação da inscrição no Projeto ConSIM 3 representa uma conquista importante para o CIMVI e seus municípios consorciados, no qual iremos contar com o apoio do MAPA para a verificação e padronização das nossas legislações e procedimentos operacionais. Isso possibilitará a equivalência do serviço de inspeção municipal do CIMVI ao serviço de inspeção federal, tendo como objetivo final a integração ao SISBI-POA, promovendo a saúde pública, segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, além de contribuir para o fortalecimento dos produtos regionais”, acrescenta Luiza Hossain Wollick.

Com a homologação do CIMVI pelo MAPA, anunciada em 12 de julho, a entidade estabelece um compromisso formal entre as partes, fortalecendo o Serviço de Inspeção Municipal Consorciado e buscando a integração ao SISBI-POA.

Acompanhe nossos posts

Precisando de uma ajuda?
1