20231121_110903

CIMVI entrega 1ª etapa do Programa de Gestão Ambiental Urbana – PGAU

Diagnóstico ambiental será analisado e ajustado por cada município, buscando criar um documento cada vez mais preciso

Uma ferramenta valiosa e que contém indicadores para avaliar, monitorar e orientar o desenvolvimento dos municípios consorciados foi entregue na manhã do dia 21 de novembro, no auditório Oikos, aos técnicos ambientais pertencentes aos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI.

Trata-se da primeira etapa do Diagnóstico do Programa de Gestão Ambiental Urbana – PGAU desenvolvido pelo CIMVI, cujo o objetivo principal é conciliar o desenvolvimento urbano com as questões ambientais. “Tendo como base as mudanças climáticas e o processo de urbanização crescente nos municípios, criamos este programa para proporcionar aos gestores públicos municipais uma abordagem mais informada e eficiente na tomada de decisões”, informa o diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli.

O documento foi entregue aos representantes presentes e está pautado em cinco eixos temáticos relevantes para o refinamento das relações entre espaços naturais e construídos, que são: uso e ocupação do solo; saneamento ambiental; construções sustentáveis; arborização e mobilidade urbana. Na oportunidade, também foi apresentada uma plataforma digital interativa que será compartilhada com os municípios e reúne os dados gerados no diagnóstico, podendo ser utilizada para consultas e aferições individuais e coletivas. 

“Com este diagnóstico em mãos, queremos que os municípios façam uma análise mais detalhada dos dados, confiram os índices gerados e, se for necessário, façam ajustes pertinentes, buscando a construção de um diagnóstico ambiental local e regional cada vez mais preciso”, acrescenta a gestora Ambiental do CIMVI, Sandra Regina Batista. 

Ainda durante o encontro, todos puderam manifestar opiniões e indicar formas de materializar esses dados, melhorando os índices municipais. “O PGAU é uma construção coletiva que busca unir atividades técnicas, administrativas, legais e normativas sujeitas a ações coordenadas entre diferentes níveis de governo, somadas à capacidade mobilizadora das comunidades”, finaliza Sandra.

O diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli, destacou que o programa vai proporcionar aos gestores públicos municipais uma abordagem mais informada e eficiente na tomada de decisões
Durante a entrega do documento, foi apresentada a metodologia utilizada e as etapas de elaboração dos diagnósticos de cada município consorciado

Elaboração do Diagnóstico passou por várias etapas

Para chegar nesta primeira etapa do diagnóstico do PGAU, o setor Ambiental do CIMVI percorreu várias etapas ao longo do ano. Os trabalhos iniciaram com a convocação dos técnicos municipais; reuniões; capacitação para aquisição de dados (tabelas); e o início do processo de análise dos dados. As informações fornecidas pelos municípios deram início ao tratamento dos dados, culminando na geração do diagnóstico que foi entregue.  

O objetivo do PGAU é gerar um panorama da realidade ambiental regional, criando indicadores padronizados de desenvolvimento entre os municípios consorciados para a avaliação periódica de resultados e tomadas de decisão mais precisas, tendo como foco a melhoria da qualidade de vida urbana.

Todos os presentes tiveram a oportunidade de manifestar a opinião, socializando as dificuldades e potencialidades que enfrentam em seus municípios a fim de contribuir para futuras ações do PGAU

Acompanhe nossos posts

Precisando de uma ajuda?
1