4560-05-OUTDOOR

CIMVI lança campanha Vale Reciclar 2024 aos gestores municipais

Encontro apresentou os novos materiais informativos e publicitários, além do regulamento que certificará a gestão de resíduos sólidos entre os municípios consorciados

O estímulo em aderir cada vez mais adeptos à prática da coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos impulsionou o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI a promover uma nova campanha do programa Vale Reciclar para o ano de 2024. Com o tema “Eu reciclo! Para quem recicla, não existe lixo”, os gestores e representantes municipais participaram do lançamento da campanha, realizado na manhã do dia 6 de fevereiro, no Auditório Oikos, sede do CIMVI, em Timbó.

Foram apresentados os novos materiais informativos e publicitários, assim como a nova proposta de embalagem amarela que serão utilizados pelos municípios consorciados de Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Ilhota, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Outro destaque para este ano é a primeira edição da Certificação de Gestão dos Resíduos Sólidos, buscando conferir aos municípios mais atuantes neste tema, mediante a critérios estabelecidos em regulamento, a concessão dos selos “Cidade Consciente” (bronze), “Cidade Responsável” (prata) e “Cidade Sustentável” (ouro).

Fernando Tomaselli destacou a evolução do Vale e como esta campanha pretende valorizar e reconhecer os esforços dos municípios consorciados na promoção da temática ambiental

“A campanha busca atribuir aos municípios consorciados ao CIMVI, por meio das administrações públicas e comunidades, um reconhecimento pelo desempenho na gestão de resíduos sólidos, considerando níveis de eficiência estabelecidos em regulamento e que visam estimular a consciência ambiental em prol do desenvolvimento sustentável”, informa o diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli.

Ele reforça que os objetivos desta iniciativa pretendem valorizar e reconhecer os esforços dos municípios consorciados na promoção da temática ambiental, melhorando os índices de recuperação dos resíduos passíveis de reciclagem, promovendo ampla difusão de materiais educativos e informativos do programa “Vale Reciclar” nos canais de comunicação das prefeituras consorciadas e aumentando o número de visitantes no Parque Girassol, sobretudo de estudantes e servidores da administração pública.

Materiais de divulgação, como anúncios, postagens, vídeos e spot de rádio foram apresentados e socializados com os municípios, para ampla divulgação das administrações públicas

A gestora Ambiental do CIMVI, Sandra Regina Batista, acrescentou que o Vale Reciclar entra em uma nova fase, buscando medir o alcance das ações praticadas em cada município. “É uma certificação que contará com a participação de todos em prol de um bem maior”, afirma Sandra. Além disso, ela informou que os municípios precisam participar de forma efetiva na revisão do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS, participando das audiências públicas e divulgando o formulário on-line sobre o tema para que a comunidade possa dar sua contribuição.

Para os municípios consorciados, essas campanhas unificadas são muito importantes para o fortalecimento das ações desenvolvidas com as comunidades. “Esses materiais que recebemos para divulgação da nova campanha de coleta seletiva nos ajuda a promover o engajamento local, gerando um impacto mais preciso para a região CIMVI”, ressalta o diretor de Meio Ambiente do município de Guabiruba, Alôncio Schimer.

Momento marca uma nova fase nas ações do Vale Reciclar, buscando cada vez mais melhorar o engajamento e a conscientização das comunidades pertencentes à região CIMVI

Acompanhe nossos posts

Precisando de uma ajuda?