Design sem nome (1)

CIMVI tem projeto selecionado e participa de Pitch Day em Desafio SWT do BID

Em continuidade às fases do Desafio, cinco empresas se apresentaram interessadas em desenvolver uma solução tecnológica para a gestão dos resíduos sólidos

Uma nova etapa na participação do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI no Desafio de Implementação de Tecnologias Inteligentes de Resíduos, no inglês Smart Waste Technologies (SWT) para resíduos sólidos domésticos na América Latina e no Caribe, aconteceu no dia 11 de outubro. Durante um evento on-line, denominado Pitch Day, cinco empresas tiveram a oportunidade de se apresentar e trazer soluções de tecnologias inovadoras em prol de uma gestão de resíduos mais eficiente.

O desafio é uma iniciativa do Fundo de Inovação, criado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, através de sua Divisão de Água e Saneamento, e pelo IDB Lab, em coordenação com os seguintes parceiros-chave: o Governo da Suíça, por meio da Secretaria de Estado de Assuntos Econômicos (SECO), a Fundação FEMSA, o Governo de Israel e o Governo da Coreia. Para o Pitch Day, participaram empresas do México, Argentina, Brasil, Índia e Inglaterra, todas com foco em fomentar a geração e a adoção de inovações digitais no setor de resíduos sólidos.

O CIMVI participa do Desafio como uma das duas entidades selecionadas pelo BID, e tem a intenção de utilizar os recursos – investimentos na ordem de US$ 30.000 – para o desenvolvimento de uma plataforma ou aplicativo que mensure e qualifique a gestão dos resíduos sólidos domésticos, inclusive gerando indicadores para uso nos municípios consorciados.

“Nosso projeto-piloto prioriza a criação de um aplicativo que visa melhorar a comunicação com os usuários sobre a prestação do serviço de coleta dos resíduos sólidos domésticos, criando um canal de atendimento; assim como coletar, analisar dados e gerar indicadores de gestão para melhorar a tomada de decisões nesta área”, afirma o diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli.

Ele informa que a próxima fase deste projeto é o CIMVI receber as propostas das empresas, fazer uma análise e então definir a opção que melhor se enquadre com as necessidades da entidade.

De forma remota, o CIMVI apresentou a necessidade em desenvolver um aplicativo que mensure e qualifique a gestão dos resíduos sólidos domésticos nos municípios consorciados

Consórcio Argentino também foi selecionado

A outra entidade selecionada pelo BID foi o Centro Ambiental Patagônico Argentina – GIRSU, que também é um consórcio atuante na gestão e tratamento dos resíduos sólidos domésticos nos municípios de Viedma, Carmen de Patagones e San Javier, na Argentina.

O Desafio SWT do BID tem como objetivo a geração de informações sobre a gestão de resíduos sólidos domésticos de maneira eficiente, confiável e oportuna, permitindo monitorar as metas estabelecidas e melhorar a tomada de decisões para alcançar uma transição eficiente nos níveis local, nacional e regional.

Integrantes da organização do Desafio SWT do BID e também representantes das cinco empresas interessadas participaram do momento on-line