Na terça-feira, 18, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) recebeu a visita de uma comitiva do Estado do Acre, formada por prefeitos de diversas cidades, incluindo Acrelândia, Brasiléia, Assis Brasil, Bujari, Epitaciolândia, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Walter e Senador Guiomard. De forma remota, também participou o prefeito de Rio Branco, Sr. Sebastião Bocalom Rodrigues. Representando o estado do Espírito Santo, houve a presença do prefeito do município de Alegre, Sr. Nemrod Emerick (Nirrô).
A recepção foi conduzida pelo Diretor Executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli, e demais membros da equipe do Consórcio. O evento contou com a presença do Senador da República Márcio Bittar, do Deputado Federal Eduardo Velozo, do Secretário de Relações Federativas do Acre, Fábio Rueda, representando o Governador do Estado do Acre, e do Coordenador do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (CINRESO-AC), Emerson Leão. A visita técnica foi acompanhada por Frederico Gross, representante do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina, Sr. Emerson Stein.
O objetivo da visita foi conhecer soluções para o tratamento de resíduos sólidos, utilizando como referência as iniciativas dos municípios catarinenses. O programa Vale Reciclar, gerido pelo CIMVI, foi um dos destaques apresentados, demonstrando o funcionamento da coleta seletiva e do reaproveitamento de resíduos para produção de materiais a partir do termoplástico.
Durante a programação, a comitiva visitou a Central de Valorização de Resíduos I (CVR I), onde são realizadas a triagem e a destinação dos materiais recicláveis. No local, foi apresentado o projeto de produção de itens como bancos, pavers para pavimentação e meios-fios, através do termoplástico, que futuramente beneficiarão os municípios consorciados. Além disso, os visitantes conheceram a estrutura da Central de Valorização de Resíduos II, ainda em construção, que será utilizada para a geração de energia a partir dos rejeitos provenientes da triagem.
O Diretor Executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli, destacou que as boas práticas desenvolvidas pelo Consórcio, em conjunto com os municípios consorciados, são exemplos a nível nacional e internacional. Ele ressaltou a importância da implementação contínua dessas políticas, promovendo maior consciência sobre os deveres públicos em relação à sustentabilidade e à preservação ambiental.




