Com o objetivo de ampliar, padronizar e expandir o comércio de produtos de origem animal, a equipe do Serviço de Inspeção Municipal do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale de Itajaí (CIMVI) sediou, no dia 3 de dezembro de 2024, um evento no auditório Oikos, localizado nas dependências do CIMVI. O evento, intitulado “Oficinas para Qualificação do Cadastro SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e Adequação Sanitária das Agroindústrias”, foi promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) por meio do Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcio Público de Municípios (Projeto ConSIM 3. O SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção, assegurando a qualidade e a segurança alimentar. Para que municípios, estados, o Distrito Federal ou consórcios públicos municipais possam aderir ao SISBI, é necessário realizar o cadastro no sistema de gestão de serviços de inspeção (e-Sisbi), demonstrando que possuem a infraestrutura e as condições necessárias para realizar a inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Assim, o evento foi uma forma de capacitar o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, visando sua eventual integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
A cerimônia de abertura foi conduzida pelo prefeito de Apiúna, Marcelo Doutel da Silva, que representou o presidente do CIMVI, Valmir Ferrari, e o diretor executivo, Fernando Tomaselli. Contamos também com a presença do prefeito de Rio dos Cedros, Jorge Luiz Stolf. Também marcaram presença o superintendente substituto do MAPA de Santa Catarina, André Luiz Rabello Vallim, e a chefe de Serviço Técnico do MAPA, Sra. Daniela Mirandola Canavesso, que contribuíram para o sucesso do evento. A participação dos secretários de agricultura, médicos veterinários, proprietários e responsáveis técnicos das agroindústrias registradas no serviço de inspeção consorciado também foi um grande destaque.
O evento contou com palestras de renomados especialistas na área. O médico veterinário Luiz Otávio Amaro da Silveira Silveira, auditor fiscal agropecuário, compartilhou sua vasta experiência em serviços de inspeção. A médica veterinária Solange Durigon, consultora em inspeção de agroindústrias de pequeno porte, também apresentou contribuições valiosas. Outro ponto alto foi a participação do médico veterinário Cristiano Selbach da Silva, coordenador do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) e médico veterinário do serviço de inspeção de Bento Gonçalves, que trouxe seu amplo conhecimento para o debate.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com os especialistas, tirando dúvidas e discutindo os desafios da integração ao sistema de inspeção.
A organização do evento esteve a cargo da equipe liderada por Arlete Regilene Scoz, Gestora de Cultura, Esporte, Turismo e Serviço de Inspeção do CIMVI; Luiza Hossain Wollick, médica veterinária e coordenadora do SIMc; Heloisa Almeida Kriewall, médica veterinária e assessora de serviço do SIMc; Mariana Muller, médica veterinária do SIMc; e Sandy Schultz, auxiliar administrativa do SIMc. As organizadoras expressaram satisfação com o impacto positivo gerado e com a participação ativa de todos os envolvidos. O evento, além de proporcionar a atualização dos profissionais do setor agroindustrial, foi essencial para capacitar todos os presentes, visando padronizar os procedimentos, promover o desenvolvimento econômico regional e ampliar o mercado dos produtos agroindustriais, garantindo, assim, a saúde pública e oferecendo alimentos de qualidade à sociedade.