Minicurso discute temas voltados aos “Sistemas Dinâmicos Complexos”

Evento propôs avaliar os sistemas ambientais, econômicos e de gestão pública de uma forma não reducionista.
Na manhã do dia 20 de setembro, no auditório Oikos, sede do Consorcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, aconteceu o minicurso sobre “Sistemas Dinâmicos Complexos”, ministrado pelo professor doutor Juarês José Aumond.
O evento é uma iniciativa do Programa de Gestão Ambiental Urbana – PGAU do CIMVI, e contou com a participação de diferentes profissionais e técnicos, assim como a representação dos Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental – GIEAs dos municípios consorciados.
Conforme o doutor Juarês Aumond, professor da Universidade Regional de Blumenau – Furb, geólogo, com mestrado em Geografia e doutorado em Engenharia Civil, informa que este minicurso propõe avaliar os sistemas ambientais, econômicos e de gestão pública de uma forma não reducionista. “Precisamos pensar neles de forma integral, como um todo, para garantir resultados mais qualificados”, acrescenta.
O professor, que já atua em outras frentes de assessoria técnica junto ao CIMVI, falou ainda sobre a diferença entre a visão reducionista e a visão sistêmica; os conceitos de uma análise sistêmica ao descrever o que é um sistema problema; além de abordar o uso de modelos em sistemas dinâmicos complexos, utilizando exemplos e práticas já desenvolvidas.

Participaram do minicurso profissionais e técnicos, além de representantes dos Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental – GIEAs dos municípios consorciados

Professor doutor Juarês José Aumond falou sobre sua experiência técnica, destacando o uso de modelos em sistemas dinâmicos complexos

Grupo trocou experiências e ampliou os conhecimentos sobre o tema