Documento padroniza os procedimentos em áreas urbanas consolidadas
Os municípios agora possuem autonomia para demarcar as Áreas de Proteção Permanente (APPs) próximas a cursos d’água em áreas urbanas consolidadas. E para orientar as cidades com relação aos procedimentos para esta consolidação, o Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (CONSEMA/SC) publicou a Resolução nº 196/2022.
O documento foi elaborado por um Grupo de Trabalho específico para o tema, do qual fez parte a gestora Ambiental do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), Sandra Regina Batista.
A Resolução orienta que, para que os municípios possam estabelecer suas APPs no entorno dos cursos d’água, eles podem seguir o rito de:
I – Definir a Área Urbana Consolidada;
II – Elaborar ou revisar o Diagnóstico Socioambiental (DSA);
III – Elaborar um Projeto de Lei que estabelecerá as faixas marginais de cursos d’água em área urbana consolidada;
IV – Encaminhar o DSA e o Projeto de Lei para manifestação do Conselho Municipal de Meio Ambiente;
V – Encaminhar o Projeto de Lei ao poder legislativo municipal.
O documento também prevê que os limites das APPs nas margens dos cursos d’água devem ser determinados nos planos diretores e nas leis municipais de uso do solo que aprovarem o instrumento de planejamento territorial. Tais legislações devem considerar os dados que constam no DSA do município.
Outra orientação importante para os municípios é que estabeleçam seus respectivos Conselhos Municipais de Meio Ambiente para a aprovação do DSA e da lei específica.
Sobre o Diagnóstico Socioambiental
Segundo a Resolução CONSEMA nº 196/2022, o Diagnóstico Socioambiental (DSA) deve fornecer subsídios para a “adequada gestão ambiental do território”. Além disso, deve proporcionar a base para “o dimensionamento das faixas marginais ao longo dos cursos d’água em área urbana consolidada”.
O DSA também deve observar as diretrizes previstas nos planos de recursos hídricos, bacia hidrográfica, de drenagem e de saneamento básico, se houver. No Anexo I da Resolução é possível encontrar os tópicos e assuntos que devem constar no Diagnóstico.
Sobre o CONSEMA
O Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (CONSEMA/SC) é um órgão colegiado superior, de caráter consultivo, normativo e deliberativo. O Conselho integra a estrutura organizacional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Seu objetivo é orientar as diretrizes da Política Estadual do Meio Ambiente