Evento também contou com a apresentação do livro “As Pequenas Algas, uma aventura no Vale do Itajaí”
O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI reuniu integrantes dos Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental – GIEAs, na tarde do dia 15 de julho, no auditório Oikos. A pauta da reunião teve por objetivo apresentar os resultados do projeto Vale Plantar, lançado em junho de 2021, com data de término da primeira fase em junho de 2024, buscando a recuperação de áreas degradadas públicas e privadas nos municípios consorciados.
Com o slogan “A cada dois pés, plante um pé”, o Vale Plantar motivou os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Ilhota, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó a realizarem o plantio de 189.837 mudas de árvores, promovendo cerca de 113.9 hectares de áreas degradadas recuperadas na região CIMVI.
Essas ações, segundo a assessora de Educação Ambiental do CIMVI, Mariléia Selonke, estão vinculadas às políticas de Meio Ambiente, ao Código Florestal, à Política de Educação Ambiental, ao cumprimento das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e a Mitigação das Mudanças Climáticas.
Outro assunto exposto aos educadores ambientais foi o projeto piloto de Gestão de Resíduos na Escola – GRE, que está sendo aplicado em uma escola vizinha ao Parque Girassol. O objetivo deste projeto piloto é implementar um procedimento com base no programa intermunicipal Vale Reciclar, adotando práticas e estratégias de identificação, separação e destinação dos resíduos recicláveis, rejeitos e orgânicos. “Este exemplo poderá ser replicado nas demais escolas da região CIMVI, promovendo conscientização e aproximação das comunidades escolares com o Parque Girassol, local em que acontece a gestão de resíduos de forma sustentável”, acrescenta.
A reunião também contou com a apresentação do recém lançado livro “As Pequenas Algas, uma aventura no Vale do Itajaí”, do autor Prof. Dr. Kleber Renan dos Santos, contribuindo para a educação ambiental da região. “Estes momentos promovem a integração e o fortalecimento para uma educação ambiental regionalizada mais atuante e efetiva em relação ao cumprimento de seus objetivos para uma sociedade mais consciente nas questões socioambientais”, conclui Mariléia.