Revisão do PGIRS entra na fase de oficinas públicas nos municípios

Prefeituras organizam edições locais do evento, a fim de ouvir seus moradores e garantir mais assertividade ao processo de revisão do plano integrado.
Pensar no futuro da gestão dos resíduos sólidos urbanos no local em que vivemos não é uma tarefa destinada apenas aos órgãos públicos. É um dever de todos. Neste ano, o Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos – PGIRS está passando por um processo de revisão, e nesta fase, acontecerão as oficinas públicas em prol de ouvir a população local para agregar melhorias e a atualização de algumas ações, proporcionando que todos possam vivenciar um serviço de qualidade na sua cidade.
Sob a gestão do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, em parceria com as administrações públicas dos 14 municípios consorciados, cada cidade está se organizando para promover essas oficinas públicas. Já você, cidadão consciente e preocupado com o futuro da sua cidade, precisa participar destes encontros.
“Neste processo de revisão do PGIRS, é fundamental que os moradores participem das oficinas locais e tragam os problemas e necessidades locais, sugerindo soluções, para assim contribuir na elaboração do documento que vai nortear a gestão dos resíduos sólidos nos próximos anos”, afirma a gestora Ambiental do CIMVI, Sandra Regina Batista. Cada município é responsável por organizar e agendar sua oficina nos próximos meses.
Algumas cidades já estão divulgando as datas agendadas, e outras devem se programar em breve. “Participe das oficinas em sua cidade e seja um cidadão consciente, preocupado com a gestão dos resíduos e a preservação do meio ambiente”, conclui Sandra. Vale destacar que também estão ocorrendo, em alguns municípios, as oficinas públicas nas escolas, como forma de abranger a comunidade estudantil nestas discussões.

PGIRS: o que é e qual a sua finalidade
O PGIRS é um documento técnico, elaborado com a participação da sociedade, que quantifica e qualifica os resíduos gerados em cada município, o serviço prestado, assim como define os procedimentos relativos ao acondicionamento, transporte, reciclagem, tratamento e destinação final adequados dos resíduos sólidos urbanos.
Como obrigação legal, o documento precisa passar por revisões a cada quatro anos e, neste momento, o CIMVI, em parceria com os 14 municípios consorciados – Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó – tem a missão de realizar as oficinas públicas locais, buscando tornar a revisão do documento cada vez mais democrática e participativa.
Outra forma de participar é respondendo, de forma virtual, a um questionário de diagnóstico, que está disponível no link: https://forms.gle/wKogvw6PreeGUksk7

Fique atento e acompanhe as redes sociais do CIMVI e do seu município para agendar sua participação local!

Reunião apresenta o PGIRS aos responsáveis em cada município, definindo as primeiras ações para revisão do documento.
A coleta dos resíduos sólidos é um dos itens que será revisado pelo PGIRS e você, como cidadão, poder contribuir com sugestões participando das oficinas públicas.
Escolas de Rodeio já realizaram oficinas com os alunos do ensino fundamental e médio, buscando ouvir as opiniões desse público.

Acompanhe nossos posts

Precisando de uma ajuda?