Iniciativa do MAPA busca fortalecer o desenvolvimento e a regularização das agroindústrias regionais para ampliação do mercado nacional.
O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), por meio do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIMc), realizou, nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, uma série de visitas técnicas a agroindústrias registradas no Selo SIM dos municípios consorciados, interessadas na integração ao Selo SIM/SISBI.
O Projeto ConSIM, promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), tem como objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios que buscam desenvolver os Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal de seus municípios consorciados, visando a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), além de promover consultoria para agroindústrias interessadas na ampliação do comércio para todo o território nacional, por meio da integração ao Selo SISBI-POA.
A integração ao SISBI-POA valida que o CIMVI e seus municípios consorciados possuem condições de executar a inspeção de produtos de origem animal com a mesma eficiência do MAPA. A consultoria do projeto, realizada pela Médica Veterinária Solange Durigon, por meio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), teve como objetivo a visita técnica para avaliação das instalações das agroindústrias e o acompanhamento do processo de implementação dos Programas de Autocontrole (PACs), com o intuito de garantir a conformidade das agroindústrias já registradas no SISBI-POA.
A consultora Solange Durigon destacou a importância do projeto: “O Projeto ConSIM é uma oportunidade única para avançarmos juntos na organização dos estabelecimentos, garantindo que estejam adequados e em conformidade com a legislação federal, sem perder a essência das agroindústrias com características regionais. É uma iniciativa em que todos terão algum benefício, seja com a ampliação do mercado ou com a melhoria da segurança alimentar dos produtos de origem animal.”
As visitas técnicas aconteceram no município de Rodeio, na Linguiças do Rodeio (SIM 005), com a participação da proprietária, Adriana Claudino dos Santos, e sua responsável técnica, Nicoli Costa da Silva; e na Buffalo’s Charcutaria (SIM 004), com a participação dos proprietários, André Henrique Hoeppner e Jonas Eduardo Perin, e sua responsável técnica, Suelen Mengel Ferreira Jarominek. No município de Timbó, a visita foi na Frios e Embutidos Gaulke (SIM 018), com a participação do proprietário, Rudimar Gaulke, e sua responsável técnica, Mariane Marques da Silva; e no Sítio Galo do Rio (SIM 026), com a participação do proprietário, Wilmar Hannebach, e sua responsável técnica, Suelen Mengel Ferreira Jarominek. Em Botuverá, a visita foi à Associação de Apicultores e Meliponicultores de Botuverá e Região (SIM 011), com a participação do presidente da associação, Edegar Becker, e seu responsável técnico, Danilo Prandi Duarte. Em Indaial, a visita ocorreu na Portogallo Indústria e Distribuidora (SIM 012), com a participação do proprietário, André Aime Gregoire Ouchana, e seu responsável técnico, Marcos Alexandre Cordeio.
Durante as visitas técnicas, também estiveram presentes os Médicos Veterinários do Serviço de Inspeção Municipal, como Felipe Kunz (Timbó), Larissa Buschirolli (Botuverá) e Melissa Juliette Meisen (Indaial), além dos membros do SIMc, como a coordenadora, Luiza Hossain Wollick, e a auxiliar administrativa, Sandy Schultz.
A coordenadora do SIMc, Luiza Hossain Wollick, ressaltou: “Ao final do Projeto ConSIM 3, o CIMVI busca alcançar a integração ao SISBI-POA, juntamente com as agroindústrias interessadas. Este é um marco importante para o consórcio, pois reforça nosso compromisso com a qualidade e a ampliação do mercado para os produtos de origem animal da região.”





