Vale Europeu Catarinense foi destaque com seus atrativos turísticos, artesanais, gastronômicos e culturais
Entre os dias 8 e 11 de agosto, o Rio Centro, no Rio de Janeiro, foi palco da 8ª edição do Salão Nacional do Turismo, que se consolidou como um dos eventos mais importantes do setor no Brasil. Com uma programação robusta e diversificada, o evento reuniu milhares de participantes, entre profissionais, empresários, gestores públicos e entusiastas do turismo, que puderam explorar as últimas tendências, discutir inovações e fortalecer parcerias estratégicas.
No espaço Santa Catarina, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, através do setor de Turismo e Cultura, esteve presente com diferentes “experiências” do Vale Europeu Catarinense: turismo, artesanato, festas, cultura, gastronomia, e um atrativo que chamou muito a atenção dos visitantes: o Pelznickel, tradição do município de Guabiruba.
“O Vale Europeu esteve muito bem representado no evento, pois conseguimos expor as peças exclusivas de identidade cultural do artesanato, atrativos turísticos, a rica gastronomia como herança de nossos colonizadores, a degustação de vinho, cerveja artesanal e as cachaças de Luiz Alves sob a responsabilidade da secretária de turismo e desenvolvimento econômico, Priscilla Erbs de Freitas”, destaca a gestora de Turismo e Cultura do CIMVI, Arlete Regilene Scoz.
Ela lembra ainda que o evento também proporcionou muita interação e networking, com troca de experiências realizadas pelos integrantes do Ministério do Turismo, demais gestores da área a nível nacional. A colaboração direta das Instâncias de Governanças Regionais – IGRs de Santa Catarina foi fundamental para a participação de todos os destinos catarinenses no salão.
“Quero agradecer a parceria da secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Eventos de Rio dos Cedros, Giovana Lenzi, que nos deu suporte na organização e distribuição dos materiais da região Vale Europeu Catarinense; ao Sebrae; ao diretor artístico de Indaial, Marcos Alexandre de Liz, que coordenou as artesãs Andréa, Priscila e Cássia no atendimento ao público, apresentando o artesanato regional; ao diretor de Cultura de Pomerode, André Siewert, que juntamente com as realezas, coordenaram o stand para divulgar a Festa Pomerana; a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Guabiruba, Letícia Morgana Fischer, que juntamente com sua assistente Bianca Lemos e três integrantes da Sociedade do Pelznickel, Jocimar Fischer, Vandrian Kohler e Rodrigo Vanelli ofereceram a experiência com o Pelznickel, se tornando uma das atrações principais do evento”, finaliza Arlete.
O evento destacou inovações tecnológicas, como o lançamento do Formulário Digital para Hóspedes, que facilita o check-in e melhora a experiência dos visitantes. A sustentabilidade foi um tema central, com debates sobre práticas que promovem o turismo sustentável. O Salão foi encerrado com uma visão otimista para o futuro do turismo no Brasil, focando em tecnologia, sustentabilidade e valorização cultural.