Os encontros apresentaram aos empresários do setor turístico e aos gestores municipais da região, o novo circuito de cicloturismo no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí. A iniciativa visa capacitar a rede local, fortalecer o desenvolvimento sustentável e ampliar a oferta turística no Vale Europeu e Alto Vale do Itajaí.
Nos municípios de Blumenau e Guabiruba, nos dias 27 e 28 de maio, respectivamente, foram realizadas reuniões coletivas com empresários do setor turístico da região do Vale Europeu e do Alto Vale do Itajaí. Os encontros tiveram como objetivo apresentar uma nova opção de cicloturismo no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí (Parna da Serra do Itajaí), fortalecendo a oferta turística e promovendo a integração regional.

Os encontros são conduzidos pela Gestora de Cultura e Turismo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), Arlete Scoz, em conjunto com a chefe do Parque Nacional da Serra do Itajaí, Viviane Daufemback. Também participam dessas reuniões o Consultor em Cicloturismo, Maicon Mohr; o Engenheiro Florestal, Adilson Luiz Nicoletti; e Ivo Leonardo Schmitz, Consultor e Guia Especialista em Vida ao Ar Livre, responsáveis por apresentar a parte técnica do circuito.
As reuniões buscam capacitar a rede turística para que entenda o desenvolvimento do projeto e esteja preparada para atender a essa nova demanda. Durante as ações, foram apresentados dados sobre o circuito, as rotas definidas e reforçada a importância do trabalho conjunto para um desenvolvimento sustentável do turismo, uma atividade que se consolida como ferramenta econômica estratégica e que vem crescendo continuamente em nossa região.
Além de impulsionar a economia turística, com foco no ecoturismo, a criação deste novo circuito tem como um de seus principais objetivos a promoção da conservação ambiental nas áreas do Parna da Serra do Itajaí, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Parque é uma unidade de proteção integral da natureza, com território distribuído nos municípios de Ascurra, Apiúna, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.

De acordo com a Gestora Arlete Scoz, “o novo circuito representa o crescimento e o sucesso do Vale Europeu, possibilitando o desenvolvimento de um novo roteiro para os cicloturistas que buscam a região, se estendendo a outros territórios para apresentar a diversidade do Médio e Alto Vale do Itajaí. Além disso, é mais uma forma de contemplar a natureza preservada das nossas cidades, explorando a fauna e a flora local com lindas paisagens, muita cultura e rica história”.
Segundo Maicon Mohr, um dos responsáveis pela mobilização do trade turístico para as reuniões, bem como pela apresentação dos próximos passos do projeto e das oportunidades de negócios que ele representa para a região, “agora, todo o trajeto passará por um processo de validação, para que possa ser finalizado, sinalizado e lançado ainda este ano.”

Momentos como esses são fundamentais para fomentar o turismo como uma importante ferramenta econômica, que gera emprego, renda e impulsiona o desenvolvimento sustentável dos municípios. A construção conjunta de novos roteiros e o fortalecimento das parcerias entre o poder público e a iniciativa privada contribuem para posicionar a região como referência nacional no segmento de cicloturismo e turismo de natureza.