Foto 6

Valcir Ferrari e Hartwig Persuhn são reeleitos presidente e vice-presidente do CIMVI para 2024

Eleição ocorreu durante Assembleia Geral dos Prefeitos e ainda contou com a apresentação de novas iniciativas, como o PGAU e a nova campanha publicitária do “Vale Reciclar”

Na manhã do dia 12 de dezembro, aconteceram as 50ª Assembleia Geral Ordinária e a 52ª Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, no restaurante Vale das Trutas, município de Rodeio. O evento reuniu membros da equipe administrativa do CIMVI, prefeitos e vice-prefeitos dos municípios consorciados.

Na oportunidade, foi feita a eleição para os cargos de presidente e vice-presidente do CIMVI para o próximo ano e, por unanimidade, os prefeitos e vice-prefeitos presentes escolheram manter o prefeito de Rodeio, Valcir Ferrari, na presidência da entidade por mais um ano, assim como o prefeito de Doutor Pedrinho, Hartwig Persuhn, no cargo de vice-presidente.

Estiveram presentes o prefeito de Massaranduba, Odenir Deretti; a prefeita de Benedito Novo, Arrabel Antonieta Lenzi Murara; o prefeito de Ascurra, Arão Josino da Silva; o prefeito de Doutor Pedrinho, Hartwig Persuhn; o prefeito de Rodeio, Valcir Ferrari; o prefeito de Luiz Alves, Marcos Pedro Veber; o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke; o vice-prefeito de Ilhota, Joel José Soares; e o vice-prefeito de Timbó, Guilherme Voigt Junior.

Entre os temas gerais, destacou-se a apresentação do Programa de Gestão Ambiental Urbana – PGAU e seus cinco eixos de abrangência. A gestora Ambiental do CIMVI, Sandra Regina Batista, comentou sobre as fases de execução do programa ao longo de 2023, revelando algumas ações que serão trabalhadas para o próximo ano. “Este programa representa o envolvimento de vários setores e tem o objetivo regional de minimizar os impactos ambientais com ações efetivas e preventivas nos municípios”, destaca Sandra.

Outro tema abordado foi o da saúde animal, quando a médica veterinária e coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado – SIMc do CIMVI, Luiza Hossain Wollick, falou sobre algumas ações que o setor pretende discutir e implementar em prol da questão para o próximo ano. “Temos muito trabalho pela frente e algumas iniciativas que pretendem melhorar a saúde animal nos municípios consorciados”, acrescenta Luiza.

Assembleia reuniu os prefeitos e vice-prefeitos dos municípios consorciados para encerrar as atividades do ano e traçar ações para 2024
Prefeitos, vice-prefeitos e gestores do CIMVI participaram de um almoço de confraternização, celebrando as conquistas do ano

Valcir Ferrari fala sobre a honra em continuar na presidência

Ao dar continuidade ao cargo de presidente do CIMVI, Valcir Ferrari destacou o quanto ele se sente satisfeito em ser presidente de um Consórcio modelo e que possível uma equipe eficiente. “Queremos, com essa segunda gestão, dar continuidade aos projetos inovadores que o CIMVI possui, como o de tratamento de resíduos sólidos que está por vir com a implantação da Central de Valorização de Resíduos 2 para o próximo ano”, afirma Ferrari.

Ele acrescenta que são muitos os desafios a serem enfrentados, mas que o perfil inovador que o consórcio possui acaba sempre se destacando. “Teremos um ano de muito trabalho pela frente, mas a gestão regionalizada do CIMVI nos dá força e representatividade para implementar nossos projetos”, finaliza o presidente reeleito.

Valcir Ferrari e Hartwig Pershun foram reeleitos, respectivamente, como presidente e vice-presidente do CIMVI para 2024

Campanha publicitária do “Vale Reciclar” é lançada

Durante o evento, os prefeitos e vice-prefeitos conheceram a nova campanha publicitária do programa “Vale Reciclar” e que traz como slogan “Eu reciclo! Para quem recicla, não existe lixo”. O objetivo deste material é dar subsídio de divulgação aos municípios consorciados, estimulando o envolvimento das pessoas na gestão dos resíduos sólidos. “Essa nova campanha busca envolver, em cada município consorciado, a comunidade em prol de uma qualidade melhor dos resíduos, pois para ‘quem recicla, não existe lixo’”, explica o diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli.

E como forma de valorizar o engajamento das administrações públicas, o CIMVI lança com esta campanha os selos “Cidade Consciente”, “Cidade Responsável” e “Cidade Sustentável”, buscando certificar os municípios envolvidos por suas ações voltadas à gestão de resíduos sólidos. Estes três selos terão como base uma pontuação adquirida mediante ao cumprimento de 17 quesitos estabelecidos em regulamento, e que devem ser realizados até 31 de março de 2024. 

Acompanhe nossos posts

Precisando de uma ajuda?
1