O momento serviu para o CIMVI apresentar seus cases de sucesso como estratégias de promoção do Turismo e Cultura regional
O modelo de negócio inovador e sustentável, que beneficia investimentos locais e promove a experiência turística e cultural nos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, integrou a programação do evento “Conexão: pequenos negócios e estratégias de promoção do Turismo”, realizado na tarde do dia 20 de junho, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau.
Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur, o encontro contou com a presença do secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e do presidente do Sebrae nacional, Décio Neri de Lima.
O presidente do CIMVI, Valcir Ferrari, juntamente com a gestora de Turismo e Cultura da entidade, Arlete Regilene Scoz, estiveram presentes no evento, que contou com diversos representantes, empresários e gestores públicos da área, como diretores e secretários de Turismo, além de prefeitos dos municípios consorciados, buscando discutir formas de potencializar o Turismo de Blumenau e região, culminando com a assinatura de um contrato de cooperação entre Embratur e Sebrae, que visa fomentar o Turismo brasileiro.
“O Brasil possui 90% do setor de Turismo composto por micro e pequenas empresas, e o Sebrae, através do recém lançado programa de crédito ‘Acredita’, possui linhas de crédito exclusivas para apoiar esses microempreendedores do segmento, dando também apoio e suporte técnico, por isso essa parceria com a Embratur”, explica o presidente nacional do Sebrae, Décio Neri de Lima.
Assim como Décio, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, falou sobre o fomento do Turismo em todo o Brasil. “Estamos aqui hoje para escutar representantes e empresários do segmento na região do Vale Europeu a fim de projetar ações e disseminar os principais roteiros nacional e internacionalmente, uma vez que a Embratur possui ferramentas de dados que estão disponíveis para os gestores e devem contribuir para potencializar toda a região no mercado turístico”, reforça.
Em Santa Catarina, em 2023, foram gerados 5 mil novos postos de trabalho ligados ao Turismo, sendo que o Estado possui mais de 98 mil empreendimentos com atividades ligadas ao setor. “Sem dúvida, precisamos potencializar o Turismo catarinense, intensificando ações no setor e formando importantes parcerias, assim como esta firmada entre o Sebrae e a Embratur”, argumenta a deputada federal, Ana Paula Lima.
CIMVI apresenta cases de Turismo e Cultura
Na oportunidade, o CIMVI destacou o trabalho de fortalecimento em várias frentes no setor do Turismo e Cultura, trabalhando a marca Vale Europeu Catarinense. “Vários são os investimentos, como a regulamentação e certificação dos meios de hospedagem, que propõem um modelo de negócio inovador e sustentável, beneficiando investimentos locais e promovendo a experiência turística nos pequenos municípios, sempre aplicado com a participação de gestores municipais, empreendedores e a parceria frequente com o Sebrae”, afirma o presidente do CIMVI, Valcir Ferrari.
Em sua fala, Valcir enalteceu os investimentos do Consórcio com o projeto de reposicionamento dos produtos dos artesãos locais. “Muitas vezes, esses talentos precisavam perceber-se como agentes de inovação e transformação, e com a orientação técnica do programa de Identidade Cultural Ouro, feito em parceria com o Sebrae, criou-se uma coleção de produtos com identidade cultural para o mercado que envolve mais de 60 artesãos”, acrescenta Ferrari. Uma dessas oportunidades foi a presença na maior feira de artesanato da América Latina, em São José, fomentando o espírito empreendedor nos artesãos do Vale Europeu Catarinense.
O presidente do CIMVI também comentou sobre o Circuito do Cicloturismo, que atrai milhares de cicloturistas à região, sendo pioneiro no Brasil, além de outros produtos turísticos como a Cerveja e eventos que fazem do Vale Europeu Catarinense um destino turístico cobiçado. “É por essa razão que ressaltamos ao presidente da Embratur a importância de valorizar a marca e os roteiros em eventos de divulgação do nosso país, assim como também reconhecemos a força da parceria entre o CIMVI e o Sebrae como fundamental para o sucesso de nossas ações no Vale Europeu”, finaliza.
Mostra com trabalho dos artesãos e criativos do Vale Europeu
Durante o evento, os convidados e autoridades presentes puderam conferir uma pequena mostra das peças e produtos resultantes do programa de Desenvolvimento Artesanato Ouro, envolvendo 60 artesãos e criativos do Vale Europeu. Todos os produtos foram criados com base na identidade cultural e turística da região, valorizando costumes deixados pelos antepassados, através de técnicas de pintura, bordado e demais formas de arte representadas em cada peça das novas coleções.
Os trabalhos do Artesanato, assim como o Programa Artesanato Ouro, chamaram muito a atenção das autoridades presentes, que elogiaram o resultado e o talento dos artesãos e criativos participantes. “Estamos muito satisfeitos com a parceria entre o CIMVI e o Sebrae para desenvolvimento deste programa de identidade cultural e deixamos aqui o apoio da entidade para prosseguir nas parcerias de Cultura e Turismo no Vale Europeu”, conclui Décio Lima.
Integram as ações de Turismo e Cultura do CIMVI os municípios de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. As autoridades foram presenteadas com peças artesanais, levando para a capital nacional um pouco do trabalho feito pelos artesãos locais.