capa

Workshop reúne gestores públicos para explorar estratégias de desenvolvimento do Turismo

Eduardo Mielke trouxe sua experiência em gestão, planejamento e desenvolvimento do Turismo para compartilhar com os gestores de turismo dos municípios consorciados e empreendedores da região

Gestores municipais de Turismo e presidentes dos Conselhos Municipais de Turismo – COMTUR dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI participaram, no dia 27 de fevereiro, de uma jornada de aprendizado e compartilhamento de experiências enriquecedoras. Na noite do mesmo dia, no Timbó Park Hotel, a palestra direcionada para os empreendedores do trade turístico regional teve como tema: “Turismo e Investimento”.

O Workshop dedicado ao Sistema Municipal de Turismo (SIMTUR) aconteceu no Auditório Oikos, na sede do CIMVI, e foi ministrado pelo doutor em Gestão, Planejamento e Desenvolvimento Turístico Sustentável, Eduardo Mielke. Ele destacou a importância do trabalho dos gestores municipais no desempenho das suas atribuições para o fortalecimento do turismo municipal.

O workshop enfatizou três pilares: produto, investimento e governança. Neste debate, Eduardo apresentou aos gestores e técnicos como preparar as cidades para que estas gerem confiança para atrair investidores de turismo de forma escalonada. Também comentou sobre a engrenagem que funciona entre o COMTUR, setor privado e terceiro setor, desde que o COMTUR se debruce em temas de mercado, o setor público fomente os projetos para investimento e o setor privado elabore as estratégias dos produtos e serviços apresentados pelas necessidades e evolução do mercado.

Para a gestora de Turismo, Cultura e Esporte do CIMVI, Arlete Regilene Scoz, este Workshop proporcionou uma valiosa oportunidade para a troca de conhecimentos e a construção de novas perspectivas. “Foi um dia intenso, mas de muito aprendizado, fortalecendo o compromisso conjunto com o desenvolvimento sustentável do turismo municipal na região do Vale Europeu Catarinense”, reforça Arlete.

Fernando Tomaselli recebeu os gestores de turismo e comentou que todos devem alinhar os projetos para que, após período eleitoral, as novas administrações consigam dar continuidade
Eduardo Mielke trouxe várias dinâmicas sobre os assuntos abordados e reservou um espaço para compartilhamento de situações vividas em cada município

Momento foi de grande aprendizado

Os temas abordados ao longo do Workshop foram de grande valia para o público presente. “Foi um evento muito positivo, pois Mielke tem muita experiência com a gestão pública e privada, além dos canais de investimentos, o que nos agregou conhecimento para dar continuidade em nossas ações municipais de Turismo”, comenta o coordenador de Turismo e Evento de Indaial, Rogério Wilson Theiss.

A assistente administrativa da Secretaria de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Guabiruba, Bianca Lemos, acrescentou que “aprendeu várias informações que podem ajudar o município em seu desenvolvimento turístico, já que Mielke trouxe exemplos práticos que facilitaram a nossa compreensão”.

O especialista explicou que o Vale Europeu está no caminho certo, mas precisa rever alguns aspectos. “O Vale Europeu Catarinense está bem adiantado em muitas frentes, mas é preciso diversificar mais para atrair diferentes tipos de consumidores, em uma rotina escalar que contemple o ano todo, qualificando o gasto turístico e os investimentos locais e regionais”, conclui Mielke. 

Arlete enalteceu o momento como uma valiosa oportunidade para a troca de conhecimentos e a construção de novas perspectivas para o turismo regional

Palestra aos empreendedores abordou turismo e investimentos

Com o intuito de abordar o turismo regional com foco na gestão pública e na iniciativa privada, Eduardo Mielke também falou aos empreendedores do trade turístico do Vale Europeu Catarinense. Na noite do dia 27 de fevereiro, na sala de eventos do Timbó Park Hotel, em Timbó, ele ministrou uma palestra sobre “turismo e investimentos”.

Mielke aproveitou a presença dos empreendedores para reforçar a importância da articulação do empresariado e do associativismo na elaboração, comercialização e promoção do Turismo municipal e regional, além de ressaltar o papel do Poder Público na captação de recursos de forma consorciada; a importância das cidades sempre pautarem os investimentos em ativos turísticos; a competitividade dos produtos turísticos do município e sua respectiva integração com o mercado distribuidor e a governança; finalizando com a importância em manter um Conselho Municipal de Turismo – COMTUR forte.

O público presente foi recepcionado pelo diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli, sendo uma oportunidade para explorar as interseções entre empreendedores e poder público, com o intuito de enriquecer o conhecimento sobre os potenciais do Turismo e as oportunidades de investimento na região.

Para os empreendedores, Eduardo Mielke trouxe vários temas que buscam incentivar cada vez mais as parcerias entre poder público e iniciativa privada para o desenvolvimento do turismo

Acompanhe nossos posts

Precisando de uma ajuda?
1