IMG_20220823_102235-1200x480

Penúltimo Minicurso sobre áreas degradadas é ministrado em Dr. Pedrinho

Formação promovida pelo CIMVI foi aplicada pelo professor Dr. Juarês J. Aumond

A 5ª e penúltima edição do minicurso sobre recuperação de áreas degradadas, promovido pela Educação Ambiental do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), foi realizada nesta terça-feira, dia 23. A formação foi direcionada para os profissionais técnicos dos municípios de Doutor Pedrinho e Indaial.

O evento aconteceu na cidade de Doutor Pedrinho. Pela manhã, ocorreu a aula do geólogo, ambientalista e professor universitário, Dr. Juarês José Aumond. Já no período da tarde, os participantes fizeram visitas a campo para aplicar os conhecimentos aprendidos. Eles estiveram na Pedreira Central de Doutor Pedrinho e em uma área de recuperação da Cooperativa de Energia Elétrica Salto Donner (CERSAD), na mesma cidade.

O minicurso ministrado nesta semana foi o quinto de uma série de seis. Todos os treze municípios do CIMVI Ambiental participarão das formações. “O minicurso traz uma percepção nova dos erros cometidos no passado frente ao que sabemos agora. Com isso, adquirimos um conhecimento que nos permite ver que é possível trabalhar de forma mais eficiente e sem causar tantos danos ao meio ambiente. Como diz o professor Juarês, temos que aprender com a natureza e nos adaptarmos a ela, e não tentar dominá-la”, concluiu Juliano Hinsching, coordenador do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA) de Doutor Pedrinho.

A próxima formação está marcada para outubro, com os municípios de Botuverá e Ilhota. O local de realização ainda será definido.

Leia mais:

Veja como foi o primeiro minicurso, realizado em Pomerode

Segundo minicurso é realizado em Ascurra

Luiz Alves recebe terceiro minicurso sobre áreas degradadas

Timbó e Benedito Novo recebem 4º Minicurso sobre Áreas Degradadas

CIMVI atua como articulador dos minicursos

Como órgão de gestão consorciada, o CIMVI realiza a articulação e organização do evento, em parceria com os Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAs) dos municípios, e suas respectivas secretarias de meio ambiente.

“Gostaríamos de agradecer aos participantes e, especialmente, ao município anfitrião, Doutor Pedrinho, que sediou o minicurso. Trouxemos o professor Juarês, com mais de 50 anos de experiência na área ambiental. Isso tudo tem o foco de promovermos o desenvolvimento sustentável da nossa região, alinhados ao projeto Vale Plantar”, explica Mariléia Selonke, assessora de educação ambiental do consórcio.

Acompanhe nossos posts

Precisando de uma ajuda?
1